A Força Aérea Brasileira transportou um sistema lançador de foguetes ASTROS II equipado com mísseis MANSUP em uma aeronave KC-390

Em uma demonstração de transporte estratégico conjunto entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB), uma aeronave Embraer KC-390 Millennium transportou um sistema de artilharia de foguetes ASTROS II equipado com mísseis antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície).

O uso do KC-390 Millennium para o transporte do sistema ASTROS permite o rápido reposicionamento dos mísseis MANSUP em qualquer região, fortalecendo a capacidade de defesa e dissuasão do Brasil. Sobre esta operação, o comandante da aeronave, Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal, destacou que “essa missão em conjunto com a Marinha do Brasil é fundamental tanto para a realização do exercício operacional em Fortaleza quanto para o fortalecimento dos laços entre as Forças”.

A operação, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) por meio do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, marcou a primeira vez que um KC-390 transportou o sistema ASTROS. No dia 21 de março, o KC-390 decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL) com destino a Fortaleza (CE), realizando uma escala técnica em Salvador (BA). Com peso aproximado de 24 toneladas, o sistema foi carregado e transportado em poucas horas, pousando em Fortaleza às 16h30. Este deslocamento demonstra a capacidade das Forças Armadas de redistribuir meios de combate com rapidez e projetar poder militar, tanto para a defesa das fronteiras terrestres quanto para a proteção da Amazônia Azul, uma extensa área marítima de 5,7 milhões de quilômetros quadrados sob jurisdição brasileira.

O deslocamento do ASTROS equipado com mísseis MANSUP esteve vinculado à Operação Jeanne d’Arc 2025, um exercício conjunto entre a Marinha do Brasil e a Marinha Nacional Francesa (MNF), iniciado em 16 de março e com término previsto para 2 de abril nas proximidades de Fortaleza. Esta iniciativa visa aprimorar a interoperabilidade e fortalecer a cooperação bilateral.

Vale destacar que, em dezembro de 2024, após o primeiro lançamento bem-sucedido de um míssil MANSUP a partir de uma plataforma terrestre, a empresa brasileira SIATT anunciou que o sistema está oficialmente operacional e pronto para integração em operações de defesa costeira. O teste, realizado a partir de um lançador de foguetes ASTROS, foi conduzido pelo Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil em colaboração com pessoal da SIATT.

Originalmente projetado para equipar as futuras fragatas da classe Tamandaré, o MANSUP vem sendo testado em plataformas navais da Marinha do Brasil desde 2018. Após ter sido validado em plataformas navais, uma de suas principais vantagens é a integração com o sistema lançador de foguetes ASTROS II, o que amplia significativamente as opções de defesa costeira ao permitir ataques de precisão contra alvos no mar.

Seu deslocamento a bordo do KC-390 Millennium representa um marco em termos de capacidade estratégica. O KC-390, com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, segue se consolidando em seu segmento, permitindo o transporte de veículos pesados, equipamentos militares e carga humanitária. Sua versatilidade o habilita para missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras.

Créditos das imagens: Marinha do Brasil.

La entrada A Força Aérea Brasileira transportou um sistema lançador de foguetes ASTROS II equipado com mísseis MANSUP em uma aeronave KC-390 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.