Saiba o que é “recolocação de alimentos”, estratégia de empresa de tecnologia

A Gooxxy, empresa de tecnologia que atua em recolocação estratégica de produtos, fechou o ano de 2024 com 10,2 mil toneladas de produtos devolvidos ao mercado. O volume representa quase o dobro da operação da companhia no ano anterior.

Do atual montante, a empresa evitou o desperdício de 7,8 mil toneladas de alimentos. O número equivale a 11,2 milhões de refeições.  “Nos últimos anos temos conseguido repetir o resultado extraordinário de ampliar a operação em 100%. Isso se deve a uma estratégia assertiva, mas também ao pioneirismo da Gooxxy neste mercado”, comenta Vinicius Alves Abrahão, fundador e CEO da companhia. 

Criada em Lavras, cidade de Minas Gerais, e com escritórios em São Paulo e Colômbia, a empresa já evitou o desperdício e gerou novos negócios, que impactam todo o ecossistema de consumo, desde o produtor, passando pelo comércio e chegando ao consumidor final. 

A empresa brasileira utiliza tecnologia própria para desenvolver soluções sustentáveis que ajudam as indústrias a destinarem estoques excedentes de produção ao comércio, reduzindo desperdícios, gerando saving financeiro e agregando valor para seus negócios, sem canibalização de canal e exposição de marca. Diversos itens produzidos, como alimentos, bebidas e bens de consumo, entram na fila do descarte das empresas por inúmeros motivos: prazo de validade próximo, excedente de produção, linhas de edições especiais que ficam datadas ou produtos avariados.  

Segundo o balanço anual divulgado pela companhia, as operações de recolocação de mercadorias evitaram a emissão de 11,9 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás causador do efeito estufa. O volume equivale a 48 milhões de km não percorridos por veículos leves, considerando métricas aplicadas à produção dos itens que seriam jogados no lixo. 

Sem o descarte, 11 milhões de metros cúbicos de água foram preservados, suficientes para encher 3.203 piscinas olímpicas ou abastecer 44 milhões de pessoas por dia.  “Os impactos e os resultados gerados pelas operações da Gooxxy demonstram que estamos no caminho certo para contribuir para a erradicação da fome no mundo, além de fomentar a economia circular. Nossa meta é dobrar o número de produtos recolocados no mercado em 2025, além de acelerar o plano de expansão global”, reforça o executivo. 

O post Saiba o que é “recolocação de alimentos”, estratégia de empresa de tecnologia apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.