Organização é um dos segredos para manter as finanças em dia

Novo ano, novos hábitos e objetivos. Se você também é adepto de escrever e planejar sonhos e metas, uma que não pode ficar fora da lista é o cuidado com as finanças. Ter responsabilidade com o dinheiro é um dos principais fatores para não ser pego desprevenido (a) em situações desagradáveis ou possíveis problemas. Portanto, é perfeitamente possível evitar futuras dívidas.

Planejar é preciso

Realizar sonhos como uma viagem, adquirir um carro ou um imóvel, investir nos estudos ou se prevenir para a aposentadoria demanda organização e planejamento. Conforme Juana Angelin, Chief Operating Officer da fintech Koin, fazer a organização das finanças já no início de 2025 é uma forma de não comprometer o restante do ano.

Ela destaca que no primeiro trimestre há muitas contas a pagar – IPVA, IPTU, compras do fim do ano no cartão de crédito e aquisição de material escolar, por exemplo. “Agora é o momento ideal para reorganizar as finanças e se programar para comprar com planejamento e tranquilidade ao longo do ano”, afirma. Assim, ela orienta em cinco dicas como ter uma organização financeira inteligente

Confira dicas para organizar seu dinheiro

1 – Avalie sua situação financeira

Quando não há um controle dos gastos e ganhos, é muito fácil se perder nas finanças. Por isso, a primeira dica é anotar as contas fixas (como aluguel, contas de casa, telefone) e as variáveis (lazer, presentes e outras possibilidades). Assim, você consegue identificar facilmente quais devem ser suas prioridades e quais gastos devem ser suprimidos.

Pessoa escrevendo em caderno, com calculadora na mão e algum dinheiro
Freepik

Ouça o Like 103.3 no Spotify.

2 – Personalize seu orçamento

Muitas vezes o que funciona para uma pessoa não tem o mesmo êxito para outra. Dessa forma, crie um orçamento mensal para sua situação. Seja realista: priorize os principais gastos, defina um limite para as despesas extras e reserve uma parte do dinheiro para guardar na poupança.

3 – Tenha uma reserva de emergência

Situações imprevistas acontecem e para não ser pego (a) de surpresa, construa uma reserva de emergência. Mesmo que seja aos poucos, vá guardando alguma quantia todo mês. O ideal é criar uma reserva que atenda as necessidades de três a seis meses de despesas básicas.

  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

4 – Se programe para grandes despesas

Para quem paga impostos e seguros anualmente, sabe que não são contas pequenas. Portanto, é melhor ir guardando pequenas quantias ao longo do ano do que desembolsar do orçamento todo o dinheiro de uma vez.

Mesa com livros, cofre de porquinho, lápis, vidro com moedas e quadro negro
Freepik
  • Gosta dos conteúdos? Então veja mais em web stories

5 – Adote o consumo consciente

Muitas vezes compramos simplesmente porque gostamos de algo, ou seja, impulsivamente. Mas, para economizar e evitar compras desse jeito, que tal adotar o consumo consciente? Assim, antes da compra se pergunte se é algo realmente necessário, se é possível esperar por uma promoção, e o mais importante, se o gasto está alinhado com seus objetivos financeiros.

Ao seguir essas dicas é possível ter uma situação financeira mais segura, e isso consequentemente contribui para a realização dos planos e metas do ano.

Em @likemagazinebr você acompanha todas as novidades e tendências.

O post Organização é um dos segredos para manter as finanças em dia apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.