Ling Wengfeng: conheça o criador da IA chinesa DeepSeek

Você já ouviu falar de Ling Wengfeng? Conheça o criador da IA chinesa DeepSeek, e saiba mais sobre a startup que está dando o que falar nos últimos dias — abalando estruturas nos Estados Unidos e no mundo!

Nascido em 1985, Wengfeng possui graduação e mestrado em engenharia eletrônica e da informação na respeitada Universidade de Zhejiang. Fundou em 2015 a High-Flyer, companhia focada em investimentos.

Uma das suas crenças fundamentais é que recursos baseados em Inteligência Artificial (I.A) “podem mudar o mundo”. Seus esforços já deram resultados surpreendentes, incomodando o Vale do Silício e a sua tentativa de permanecer sempre no topo das inovações tecnológicas.

O chatbot DeepSeek-R1, um robô equipado com recursos de IA capaz de conversar com pessoas e oferecer soluções para diversos tipos de problemas, é um dos mais baixados do mundo e já superou em engajamento grandes rivais, como o famoso ChatGPT — por sinal, se você quiser conhecer a ferramenta, clique aqui.

Duas principais características do DeepSeek-R1 que incomodam os seus rivais são: o fato de ser open source (código aberto) e gratuita. Isso dificulta as vendas de planos caros de serviços similares.

E, para agitar ainda mais, tudo isso aconteceu durante um período conturbado da política internacional.

Em um momento no qual o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende cobrar mais taxas dos produtos da China (entre outras medidas drásticas), a DeepSeek surgiu sem muitas apresentações no ocidente, mas já causou trilhões de dólares em perdas para as big techs na bolsa de Nova York.

Leia mais

  • DeepSeek supera ChatGPT na Apple Store dos EUA
  • DeepSeek lança gerador de imagens por IA open source
  • DeepSeek: a IA chinesa que desafia gigantes como OpenAI e Google

Um pouco mais sobre Ling Wengfeng: conheça o criador da DeepSeek e entenda a sua filosofia

Engana-se quem pensa que a startup surgiu da noite para o dia. A trajetória de Ling Wengfeng está sendo traçada há anos, e o entusiasta de tecnologia tenta implementar recursos de I.A em diversos segmentos há mais de uma década.

A DeepSeek está sediada em Hangzhou e é um nome altamente relevante para o mercado chinês. Essa região é conhecida por ser o local que grandes nomes do segmento de tecnologia do país se encontram, sendo uma espécie de “Vale do Silício chinês”.

Wengfeng e a sua crença que a Inteligência Artificial pode mudar o mundo já conquistou muitos objetivos ao longo dos anos e, mesclando IA com a companhia de investimentos High-Flyer, conseguiu arrecadar muito dinheiro ao analisar tendências do mercado de ações.

Financeiramente, sua empreitada está muito bem, mas embargos internacionais são seus principais inimigos, pois não podem ser superados simplesmente com dinheiro.

Apesar da carreira estar em alta e ter um potencial difícil de mensurar, as barreiras impostas pelos EUA são obstáculos que não devem ser menosprezados. Em uma entrevista concedida em 2024, afirmou: “o dinheiro nunca foi um problema para nós. O problema é o embargo aos chips de última geração”.

Essas medidas adotadas pelos Estados Unidos e pelo ocidente visam impedir que rivais de outros países, como a própria China, possam superar as suas investidas.

E, dadas as promessas de Donald Trump, a DeepSeek não espera encontrar pouca resistência aos seus novos esforços que já causou perdas colossais de dinheiro para concorrentes diretos.

Em um cenário no qual apps como o TikTok podem ser barrados sob a justificativa de proteger a segurança do povo norte-americano, é de se imaginar que tomarão medidas ainda mais agressivas contra o chatbot DeepSeek-R1.

Este é o apenas o começo entre a disputas entre os EUA e a China neste segmento. O ano acabou de começar, assim como o mandato de Trump. Muitos outros acontecimentos irão se desdobrar após este início energético que já foi capaz afetar trilhões de dólares.

Independentemente de conflitos políticos internacionais, é interessante ressaltar o ponto de vista de Wengfeng sobre a I.A, como pode ser observado nesta observação que ele compartilhou:

Nossa hipótese é que a essência da inteligência humana pode ser a linguagem, que o pensamento humano pode ser essencialmente um processo linguístico… O que você considera ‘pensamento’ pode ser, na verdade, seu cérebro tecendo uma linguagem”.

Só o tempo dirá até onde essa linha de raciocínio que direciona as criações da DeepSeek poderá nos levar.

Se os resultados obtidos até o momento forem considerados, o futuro é promissor para o segmento de Inteligência Artificial — que avança em uma velocidade espantosa dia após dia.

Fonte: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.