Airbus e OCCAR assinam atualização da estrutura contratual do A400M

Airbus A400M OCCAR

A Airbus assinou dois contratos estratégicos com a Organisation for Joint Armament Cooperation (OCCAR), uma organização internacional sediada em Bonn, Alemanha, que gerencia o programa A400M em nome das Launch Customer Nations Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo. Esses novos contratos são os chamados A400M Global Support Services (GSS3) e Block Upgrade 0 para aprimorar o escopo de capacidades da aeronave.

Contrato de serviços de suporte global

O contrato de serviços de suporte global, que abrange todas as nações usuárias do A400M, substitui o acordo anterior assinado em 2019. O novo contrato fornece uma gama completa de serviços personalizados pela Airbus para atender às necessidades de seus clientes. Esses serviços variam de ferramentas terrestres, entrega de peças de reposição e suporte técnico, dando flexibilidade à indústria e aos operadores para explorar novas áreas de colaboração, conceitos e serviços.

O contrato A400M GSS3 traz os benefícios de um conjunto totalmente integrado de serviços comuns usando recursos e ativos compartilhados em combinação com solicitações específicas de nações. Com base no desempenho, ele cria uma nova estrutura de parceria baseada em agrupamento e compartilhamento, com indicadores de desempenho claros para impulsionar e incentivar a disponibilidade da frota e reduzir o custo de propriedade.

Atualização de bloco 0 / capacidades aprimoradas

O acordo entre a Airbus e a OCCAR inclui um segundo contrato, o chamado Atualização de bloco 0. Ele representa a primeira atualização das capacidades operacionais do A400M além do escopo do contrato de lançamento original.

A Atualização de bloco 0 não apenas melhora os principais elementos dos sistemas do A400M, como sistemas de gerenciamento de voo, mas também garantirá que a frota do A400M esteja totalmente em conformidade com os requisitos mais recentes da OTAN. Aprimoramento de informações táticas, sistema de pouso baseado em satélite ou SATCOM de banda estreita e Wi-Fi estarão entre as novas capacidades aprimoradas.

Este contrato de atualização de bloco 0 é um contrato de ponta a ponta que abrange o desenvolvimento, a certificação, a incorporação e o suporte em serviço desses aprimoramentos. A fase inicial já começou e será concluída até o final de 2026, enquanto as próximas fases, incluindo notavelmente a incorporação da frota e o treinamento em serviço, continuarão até o final da década.

Tendo atingido e demonstrado maturidade em operações de combate e humanitárias por mais de 10 anos, esses aprimoramentos na frota A400M expandirão suas capacidades em operações táticas e estratégicas, aumentando ainda mais seu desempenho e reduzindo a carga de trabalho da tripulação.

Leia também: 

  • Aeroporto de Cuiabá recebe amantes da aviação no primeiro Spotter Day da Centro-Oeste Airports (COA)
  • Infraero conclui primeira etapa das melhorias no Aeroporto de Torres, no Rio Grande do Sul
  • Marrocos e Embraer anunciam acordo de cooperação aeroespacial

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.