Por que Stitch é peludo e fofinho? Cinco motivos que explicam visual dos aliens azulado


G1 foi atrás de animadores e veterinários para entender carisma do alien azulado. Depois de Sonic e Detetive Pikachu, chegou a vez de Stitch ganhar look repaginado no cinema. Por que Stitch é peludo e fofinho?
Depois de Sonic e Detetive Pikachu, chegou a vez de Stitch ganhar um visual repaginado no cinema. E, mais uma vez, a fórmula se repete: focinho curto, olhos grandes e textura peluda. Não, isso não é coincidência. Veja abaixo cinco explicações para o visual de Stitch:
1) Olho grande, focinho curto
Lígia Panachão, pesquisadora com mestrado em comportamento animal pela USP, já explicou ao g1 que certas características físicas despertam um instinto de cuidado nos humanos. “Traços mais infantis, como testa e olhos grandes ou focinhos curtos, despertam o desejo de cuidar de um animal. Você pode ver tais características no Sonic e no Pikachu”, analisou. E agora, também em Stitch.
Maia Kealoha em cena de ‘Lilo & Stitch’
Divulgação
2) Pelúcia vende
Essas mudanças não são apenas estéticas, mas comerciais. Andrés Lieban, diretor da 2DLab e responsável por animações como “Meu Amigãozão”, lembrou que personagens peludos têm mais apelo para o licenciamento de produtos. “Boneco de pelúcia vende mais do que vinil. O personagem peludo é mais abraçável, ‘agarrável’.” O visual de Stitch no novo filme segue exatamente essa lógica.
G1 JÁ VIU: ‘Lilo & Stitch’ tem adaptação justificada
3) Infantilização
Além disso, os olhos grandes e nivelados com o nariz — outro traço do personagem azul — reforçam o que especialistas chamam de “infantilização”. É o mesmo princípio que faz o público simpatizar mais com mamíferos do que com peixes em campanhas de conservação: é mais fácil sentir empatia quando algo lembra um filhote.
4) Pelos são realistas
Cena do filme ‘Detetive Pikachu’
Divulgação
Para Rui Okusako, diretor de produção da Mono Animation, o uso de pelos em bichinhos dos filmes live action também seria um fator sensorial: a pelagem ajuda a dar mais realismo e presença ao personagem digital nas cenas com atores reais. “Ver um personagem ‘de pelúcia’ traz nos espectadores uma vontade de tocar, ter contato físico. Isso ajuda a vender produtos como pelúcias e miniaturas”, explicou.
5) É um pet?
Mesmo sendo um experimento alienígena, Stitch ganhou um ar de pet no live-action. Ele é menos emborrachado, mais “gostável”. E isso não é um acidente. Como explicou Fernando Stefano, do estúdio por trás do sucesso “Bob Zoom”, um bicho com aspecto artificial demais “ficaria meio estranho, meio fake”.
A estratégia da criação do visual de Stitch mostra que, no cinema, até criaturas de outro planeta precisam parecer que vieram direto da prateleira de bichinhos de pelúcias.
VÍDEO: O trailer de ‘Lilo & Stitch’
Assista ao trailer de ‘Lilo & Stitch’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.