Dheiwid Pitz conquista o hexa da Copa SC de powerlifting e leva o nome de Biguaçu para o pódio

Dheiwid Pitz representa Biguaçu e é atleta de powelifting e hexacampeão da Copa SC no levantamento terra

Dheiwid Pitz levantou 285kg na última tentativa – Foto: Ana Alice Clicks/Divulgação/ND

O cara que passa horas atrás do balcão de uma loja de produtos para saúde é o mesmo que após colocar o uniforme para competir é capaz de levantar quase 300kg. Dheiwid Pitz, de Biguaçu, conquistou no último fim de semana o hexacampeonato da Copa SC de Powerlifting no exercício de levantamento terra, também chamado de deadlift.

Hexa antes da Seleção Brasileira, o gigante gentil de Biguaçu, do alto dos seus 1.90m, é de uma educação no tratamento com as pessoas que nem parece que levantou 285kg de peso do chão. O esporte é pouco conhecido, mas levou bastante gente ao Ginásio Galegão para prestigiar a modalidade.

 

Aos 37 anos, após 13 como competidor, a conquista do hexa da competição vai lhe render uma moção na Câmara de Vereadores e ainda mais reconhecimento para quem faz do esporte a motivação para seguir em frente. As dificuldades já começam em achar alguém para ‘bater de frente’, e quando consegue o lugar no pódio é certo.

“A minha categoria de peso é acima de 120kg, mas na categoria de idade eu participo da absoluta. O que significa isso? Os caras que são mais novos conseguem competir contra mim, mas eu, que estou no auge da idade, que é de 24 até 40 anos, não posso competir contra os mais novos nem contra os mais velhos. Isso torna essa faixa etária onde eu estou hoje, com 37 anos,  a pior que tem porque todo mundo pode competir contra mim, mas eu não posso competir contra todo mundo”.

Dheiwid Pitz levantou 285kg na última tentativa – Foto: Ana Alice Clicks/Divulgação/ND

Dheiwid voltou a competir em novembro do ano passado, dois anos após sofrer duas sérias lesões que poderiam ter abreviado a promissora carreira: rompimento do bíceps e do peito. O recorde pessoal é maior do que ele conseguiu para faturar o hexa da Copa SC, mas o atleta está no foco para chegar lá novamente.

“Antes de eu me arrebentar, em 2022, eu fazia o levantamento terra com 320kg. Hoje consegui fazer 285kg na competição e aos pouquinhos eu vou voltando”.

Dheiwid Pitz mira novas conquistas

Novamente com ritmo de competição, o atleta que representa Biguaçu disse estar motivado para as próximas disputas. Com apoio de amigos, tem treinado para continuar ficando sempre no primeiro lugar no pódio.

“O meu nível no levantamento terra ainda continua um pouco acima dos caras. O pessoal da minha categoria é muito forte em supino e agachamento, só que esses dois eu não faço mais pelas lesões, só que mesmo assim no terra eu ainda consigo ganhar”, afirmou Dheiwid.

Dheiwid Pitz foi hexa da Copa SC de powerlifting – Foto: Ana Alice Clicks/Divulgação/ND

O que é o levantamento terra

Se ainda tem dúvida, o levantamento terra é um exercício de força que envolve levantar uma barra com pesos do chão, utilizando a força dos músculos das costas, pernas e glúteos. É considerado um dos exercícios mais completos para o desenvolvimento da força e resistência muscular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.