PicPay cria banco de dados com IBM

O PicPay, um dos principais bancos digitais do país, modernizou a sua plataforma de dados com a solução SingleStore with IBM, um banco de dados em linguagem de consulta estruturada (SQL, na sigla em inglês) distribuído e nativo em nuvem

Para chegar à fase de implementação, o time de Dados do PicPay contou com todo suporte e consultoria da RCI Analytics Intelligence, parceira da companhia norte-americana.

A área de dados da companhia já percebia a necessidade de adotar uma ferramenta capaz de suportar um grande volume de informações e de ampliar a flexibilidade nas diversas rotinas que envolvem o banco e as respectivas informações, sem abrir mão da agilidade que o mercado financeiro requer.

O objetivo era reunir todos os eventos do banco em um único sistema que pudesse ser habilitado às várias unidades de negócio e permitisse rodar os processos de analytics em tempo real.

A ideia foi criar uma plataforma de análise de dados em tempo real que reduziu para menos de um minuto o processo que vai da criação do dado até a tomada de decisão e simplificou etapas de monitoramento, análise e gestão de informações em tempo real. 

O SingleStore with IBM, já na fase de testes, demonstrou ser capaz de emitir alertas sobre quaisquer variações do aplicativo PicPay em menos de um minuto.

Em apenas dois meses, a implementação também resultou em uma economia significativa para o negócio, além de maior agilidade nas aplicações de equipes internas e clientes finais.

Uma das grandes vantagens da ferramenta está nos mecanismos próprios para armazenamento, consulta e indexação de informações, o que permite a geração de insights e a tomada de decisões, no mesmo minuto em que os dados são inseridos no sistema.

“O SingleStore with IBM permite que nossas equipes trabalhem com informações de maneira harmônica, tanto em termos de dados relacionais ou genéricos, quanto na consulta a documentos e processos, independentemente das tecnologias utilizadas na geração ou no armazenamento dos dados. Dessa forma, é possível gerenciar as transações e análises, mantendo alta disponibilidade e baixa latência, o que nos deixou muito satisfeitos”, afirma Gustavo Tadao, executivo que comanda a área de dados do PicPay.

Diante da versatilidade da plataforma SingleStore with IBM, existe uma previsão de expansão do uso da ferramenta no PicPay, envolvendo cada vez mais unidades de negócio do banco.

Atualmente, a plataforma está em operação atendendo às áreas de serviços financeiros para pessoa física e prevenção a fraudes, e, em fase de testes, na unidade de negócio de cartões.

Criada em 2012 por três empreendedores de Vitória, a PicPay foi a primeira empresa de tecnologia do país a oferecer o QR Code para pagamentos instantâneos. 

Em 2024, a receita líquida da companhia atingiu R$ 3,8 bilhões, uma alta de 50% em relação ao ano anterior. Hoje, a empresa conta com 57 milhões de contas ativas e 36 milhões de usuários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.