Casos de raiva em morcegos são registrados no Litoral Norte de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) confirmou, nesta sexta-feira (9), três casos de raiva em morcegos registrados em diferentes bairros do litoral norte da capital alagoana. De acordo com o órgão, os animais infectados foram identificados nos bairros de Cruz das Almas, Garça Torta e Guaxuma.

Os casos foram descobertos após moradores registrarem morcegos mortos em algumas residências. Eles recolheram os animais e os encaminharam para exames, onde foi constatado a presença do vírus da raiva.

Após a confirmação, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió foi acionada para os locais e vai realizar um mutirão de vacinação em cães e gatos.

Doença tem alta letalidade

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Transmissão

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Nos cães e gatos, a saliva do animal contaminado é transmitida principalmente por mordidas, arranhaduras ou lambidas, que podem infectar pessoas e outros animais. A morte deles acontece, em média, entre 5 e 7 dias após apresentação dos sintomas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.