É #FATO: vereadores do Rio aprovam projeto para criar o Dia da Cegonha Reborn


Projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (7). Em abril, vídeos de ‘mães de bebês reborn’ viralizaram nas redes sociais; entenda. É #FATO que vereadores aprovam projeto sobre Dia da Cegonha Reborn no Rio
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações sobre a criação do Dia da Cegonha Reborn no Rio, para celebrar artesãs que confeccionam “reborns”, bonecas realistas que imitam recém-nascidos e bebês de verdade. É #FATO.
selo fato
g1
📝 O que diz o projeto?
Nesta quarta-feira (7), vereadores do Rio aprovaram um projeto de lei que inclui o Dia da Cegonha Reborn no calendário da cidade, a ser celebrado anualmente em 4 de setembro. O texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), o que não havia ocorrido até a última atualização desta reportagem. A ideia é homenagear “a arte das cegonhas”, nome conferido às artesãs que confeccionam as Reborn (leia mais abaixo).
“A arte da Cegonha Reborn também tem sido utilizada em diversos países, como forma de lembrança de um filho pequeno ou de um bebê que não sobreviveu, e ainda, tem contribuído para transformar os adultos colecionadores em mamães e papais, que passam a adotar essas experiencias em suas vidas reais”, diz a justificativa da proposta.
O texto, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), cita um grupo de mulheres da Instituição Cegonha Reborn, que se reuniu em 4 de setembro de 2022 para lutar pelo reconhecimento da data no calendário da cidade. Ao jornal “O Globo”, o parlamentar explicou: “São senhoras que tiveram problemas de depressão ou perdas nas famílias, e começaram a montar essas bonecas. […] Hoje, essas mulheres estão praticamente curadas e vivem disso”.
▶️ O que são bebês reborn?
A aprovação do projeto ocorreu em meio à publicação de diversos conteúdos de “mães reborn” que viralizaram recentemente nas redes sociais (leia abaixo). Nas redes sociais, usuários criaram memes sobre a tendência e fizeram críticas. “Vi um vídeo agora de uma mulher que não foi trabalhar pq o bebê reborn dela tava doente e precisava ir ao médico”, diz um post no X.
Em abril, um grupo de mulheres promoveu um encontro de “mães e bebês reborn” no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo. Após a reunião, repercutiu muito na internet um vídeo publicado em 2022 pela influenciadora Sweet Carol, no qual ela simula o parto de uma bebê reborn (veja abaixo).
Ao g1, ela contou que também recebeu muitas críticas de pessoas que acreditaram que ela era também colecionadora desse tipo de boneca. Na verdade, Carolina é conhecida por conteúdos de ASMR (sigla, em inglês, para Autonomous Sensory Meridian Response), que usam imagens e sons para causar “satisfação” nos espectadores.
Influenciadora Carolina Rossi, também conhecida como ‘Sweet Carol’ realizando um ‘parto’ da boneca bebê reborn
Reprodução/Instagram
É #FATO que vereadores aprovam projeto sobre Dia da Cegonha Reborn no Rio
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.