Os EUA usam caças F-16 armazenados no “Boneyard” para dar suporte à frota da Força Aérea Ucraniana

Poucos dias após a aprovação de um novo pacote de suporte logístico para a frota de Fighting Falcons da Força Aérea Ucraniana, avaliado em mais de US$ 310 milhões, a mídia dos EUA confirmou que Washington também está recorrendo ao envio de F-16 aposentados do “Boneyard” para Kiev, para que as tropas ucranianas possam usá-los como peças de reposição. Até agora, o apoio dos EUA se concentrou no treinamento de futuros pilotos para a plataforma, bem como na atualização dos sistemas de guerra eletrônica das aeronaves doadas por nações europeias.

A notícia foi publicada pela revista Air & Space Forces, que consultou um porta-voz da Força Aérea dos EUA sobre o assunto, obtendo as seguintes declarações: “(Nota do editor: A instituição tem) fornecido F-16s não utilizados e completamente inoperantes para a Ucrânia para peças (…) Esses F-16s foram aposentados do serviço ativo nos EUA e não estão aptos a voar. É importante ressaltar que eles não possuem componentes essenciais, como motor ou radar, e não puderam ser reconstruídos para uso operacional“.

Vale lembrar neste ponto que os EUA não optaram por transferir nenhum caça F-16 atualmente operacional para a Ucrânia, mas se concentraram em apoiar iniciativas europeias para garantir que Kiev tenha sua própria frota dessas aeronaves ocidentais para complementar suas esgotadas plataformas de fabricação soviética. Também é interessante notar que ainda não está claro se a decisão de enviar esses aviões foi tomada durante o governo do ex-presidente Joe Biden ou se foi uma decisão do novo governo Donald Trump.

Além disso, como tem sido habitual em vários envios de ajuda militar à Ucrânia, o número de unidades alocadas para este fim e os respetivos calendários de entrega não foram especificados; argumentando preocupações razoáveis ​​de segurança. No entanto, isso não impediu que fossem publicadas imagens do Aeroporto Internacional de Tucson nas quais caças F-16 sem asas e sem cauda foram vistos sendo carregados em aeronaves de transporte, tornando-os reconhecíveis mesmo estando embrulhados. Este não é um problema pequeno, considerando que o aeroporto fica a apenas 16 quilômetros da Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona, conhecida como “Boneyard”.

Nem é preciso dizer que, embora essas aeronaves não sejam capazes de voar, sua chegada à Ucrânia é de grande importância para garantir a manutenção da frota crítica do país. De acordo com declarações anteriores do chefe do Comando Europeu dos EUA, General Christopher Cavoli, os caças ucranianos estão em atividade operacional todos os dias, interceptando ameaças inimigas ou realizando ataques contra alvos russos com até 80% de sucesso. Ele também deu a entender que Kiev está se preparando para implantar novas formações de aeronaves no futuro, cujos pilotos já estão sendo treinados por seus aliados.

Por fim, vale mencionar que, embora as demandas colocadas sobre esta frota de caças sejam uma parte fundamental da defesa da Ucrânia, ela não foi poupada de baixas durante a guerra contra a Rússia. Até o momento, sabe-se que duas aeronaves F-16 foram perdidas pela Força Aérea Ucraniana: a primeira caiu em agosto durante um grande ataque de drones e mísseis inimigos, enquanto a segunda foi perdida junto com seu piloto em abril durante uma missão de combate.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: Os EUA autorizaram a venda de um novo sistema antiaéreo Patriot para as Forças Armadas Romenas por US$ 280 milhões

La entrada Os EUA usam caças F-16 armazenados no “Boneyard” para dar suporte à frota da Força Aérea Ucraniana aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.