Haddad viaja para negociar data centers com Big Techs

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, embarca nesta sexta-feira, 2, para os Estados Unidos para uma série de encontros e discussões com investidores e representantes de big techs do Vale do Silício. 

A pauta é detalhar o novo plano de política nacional para implementação e atração de data centers no país.

Um conjunto de novas regras, medidas com incentivos fiscais e garantias de segurança jurídica será apresentado durante reuniões marcadas com executivos da Amazon, Jensen Huang (CEO da Nvidia), além de conversas com Ruth Porat (CFO da Google) para tratar também sobre o ambiente regulatório brasileiro.

Uallace Moreira Lima, secretário do MDIC, relatou em entrevista ao site Poder360 que o texto da nova política nacional está em estágio avançado e informou que o presidente Lula pretende lançá-lo até junho.

Com as regras do plano definidas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) espera atrair R$ 2 trilhões em investimentos nos próximos 10 anos.

De acordo com o secretário, o Brasil tem grandes vantagens para competir no mercado de data centers. Cerca de 85% dos custos desses centros vêm de despesas com TI, como computadores e chips. 

A nova política para o setor, aliada à reforma tributária, reduziria essa carga. Transformar o sistema tributário nacional em algo similar ao do restante do mundo trará uma redução no custo de investimento do capital, alterando impostos e tributos federais.

Atrativos como uma matriz energética limpa, neutralidade diplomática e equilíbrio macroeconômico são peças-chave para enfrentar México, Chile e Índia, principais concorrentes do Brasil na corrida pelos data centers.

O governo também articula, junto ao Senado, um diálogo para aprovar o Projeto de Lei 3018/2024, que estabelece um marco legal para data centers. 

Diversas alas estão sendo mobilizadas, desde políticos do Centrão e da oposição até representantes do setor. Autoridades participarão de uma audiência pública, ainda sem data definida, mas com expectativa para maio, para tratar do assunto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.