Indra atualizará os sistemas portáteis de navegação aérea da Força Aérea dos Estados Unidos

Como parte de sua estratégia de expansão no setor aeroespacial e de defesa, a Indra Air Traffic Inc., subsidiária norte-americana da espanhola Indra, foi contratada para modernizar os sistemas portáteis de navegação aérea (MP-TACAN) da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), com um investimento projetado de US$ 198,36 milhões até o ano de 2032.

Esse acordo se insere nos esforços da USAF para atualizar seus sistemas de navegação tática, após a aquisição inicial dos MP-TACAN em 2021. A importância estratégica desses equipamentos está em sua capacidade de operar em ambientes negados ou sem GPS, além de sua flexibilidade para desdobramentos rápidos e operações expedicionárias.

A esse respeito, Bill Colligan, diretor-geral da Indra Air Traffic Inc., destacou: “Trabalhamos diariamente para desenvolver soluções eficientes que garantam máxima segurança e operacionalidade em ambientes complexos. É uma honra que a Força Aérea dos Estados Unidos confie nos sistemas da Indra para assegurar suas missões ao redor do mundo. Nosso compromisso com este contrato se refletirá no sucesso das entregas dos sistemas MP-TACAN”.

O sistema TACAN (Tactical Air Navigation) fornece navegação precisa (azimute e distância) sem depender do GPS, que é vulnerável a interferências em cenários de conflito com adversários como Rússia ou China. Suas capacidades operacionais incluem portabilidade — podendo ser transportado e operado por uma equipe reduzida — e rápida implantação, podendo ser utilizado em pistas improvisadas, porta-aviões, ilhas remotas ou zonas de combate avançadas.

Em 28 de abril de 2025, a Indra recebeu um novo contrato no valor de quase US$ 2 milhões para o projeto, engenharia, comissionamento, manutenção e possíveis atualizações futuras desses sistemas. A fabricação e montagem serão realizadas no centro de excelência da Indra Air Traffic Inc. em Overland Park, Kansas, especializado em sistemas de auxílio à navegação aérea.

Javier Ruano, diretor de Desenvolvimento de ATM nos Estados Unidos da Indra, afirmou: “Este contrato, somado ao conquistado no ano passado para renovar o sistema de comunicações terra-ar da Federal Aviation Administration (FAA), representa um êxito para nossa empresa nos EUA e reforça nossa aposta nesse mercado, ao qual oferecemos soluções inovadoras adaptadas às suas necessidades”.

Pode lhe interessar: A Embraer demonstrará as capacidades do KC-390 Millennium para as Forças Armadas dos EUA e aliados em Las Vegas

La entrada Indra atualizará os sistemas portáteis de navegação aérea da Força Aérea dos Estados Unidos aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.