O Exército colombiano está avançando na reconstrução e no comissionamento de sua frota de helicópteros Mil Mi-17 de fabricação russa

Conforme relatado anteriormente pela Zona Militar, o processo de reparo dos helicópteros Mil Mi-17 de fabricação russa pertencentes ao Exército Nacional Colombiano já começou. Há informações de que três unidades entrarão em operação em junho de 2025, seguidas por outras três em dezembro deste ano. Esses números são, sem dúvida, uma notícia importante, um incentivo e uma mudança em relação ao trabalho sórdido do ex-ministro Iván Velásquez, que, apesar de assinar o contrato, levou quase dois anos para reconhecer a necessidade da frota pesada para as operações de aviação do nosso Exército.
Esta notícia também implica que a guerra na Ucrânia não é uma razão para não fazer a manutenção deste equipamento, pois o conflito continua e a manutenção poderia ter começado.

Dentre os números fornecidos, também foi relatado que cinco helicópteros estão operacionais e quinze estão em solo, então este autor pergunta: Os recursos necessários para a manutenção dos outros nove helicópteros estão garantidos? Ou deixarão que essas capacidades se percam?

Menciono isso porque, em outro anúncio feito nos últimos dias, foi relatado que o Exército solicitará que a compra de novos helicópteros para a força seja incluída no programa SIDEN, por meio do qual o Saab Gripen será adquirido. Não seria de se estranhar que se tratasse de aeronaves Eurocopter ou Leonardo, como alguns oficiais têm insistido, apesar de nossas Forças Armadas não terem experiência no uso ou manutenção dessas marcas, muito menos terem a capacidade de carga do Mi-17.

Voltando ao contrato, foi revelado que as apólices de garantia foram assinadas em tempo hábil, desmentindo outro mito disseminado pela liderança anterior, e que o valor do contrato era de US$ 152 bilhões de pesos colombianos, o equivalente a aproximadamente US$ 35 milhões de dólares.

A Zona Militar também pôde constatar que já está em andamento, no processo 314-CD-CENACAVIACIÓN-2024, um contrato para manutenção de grandes componentes aeronáuticos — pás para helicópteros UH-60 do Exército Nacional —, por um valor total estimado de US$ 6.049.980.000, aproximadamente 1,5 milhão de dólares, o que, sem dúvida, ajudará esta frota a operar até que as aeronaves russas entrem em operação.

Além disso, está em andamento o contrato 098-CD-CENACAVIACIÓN-2024, que visa a “aquisição de bens (peças, partes e peças aeronáuticas), serviços de manutenção de equipamentos de navegação e transporte (serviços de manutenção e reparo de componentes aeronáuticos) e grandes manutenções dos helicópteros UH-1N e UH-1HII (Huey II) da DAVAA“, o que, sem dúvida, é mais uma boa notícia para a nossa aviação. O valor deste contrato é de $ 19.400.000.000 de pesos, equivalente a 4,5 milhões de dólares.

Assim, o Exército Nacional assumiu a liderança na manutenção de sua frota de helicópteros para continuar servindo à nação colombiana, deixando para trás um período obscuro em que a ignorância dos políticos responsáveis ​​levou à deterioração de nossas Forças Militares.

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