A Marinha da Coreia do Norte lançou e revelou o Choe Hyon, seu mais novo contratorpedeiro com capacidade para mísseis balísticos

Em 25 de abril, a Marinha da Coreia do Norte revelou oficialmente seu mais moderno contratorpedeiro de mísseis guiados construído localmente. A cerimônia de lançamento do navio, oficialmente chamado de “Choe Hyon“, foi presidida por Kim Jong Un no estaleiro Nampho, onde ocorreu a construção do navio.

A apresentação oficial do “Choe Hyon” permite-nos apreciar diversas características. Primeiro, o comunicado oficial emitido em 25 de abril por ocasião da cerimônia afirmou que o contratorpedeiro tem um deslocamento aproximado de 5.000 toneladas, sem fornecer maiores detalhes sobre suas dimensões.

Destinado a reforçar as capacidades da Frota do Mar do Leste da Marinha da Coreia do Norte, o “Choe Hyon” pode ser o navio líder de uma nova classe de contratorpedeiros com o nome mencionado. Isto segue uma declaração da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), que afirma: “…o recém-construído contratorpedeiro multiuso de 5.000 toneladas foi classificado e designado como classe Choe Hyon, e recebeu o nome do lutador revolucionário antijaponês Choe Hyon…”

Em termos de design, e apesar de sua designação como contratorpedeiro, seu deslocamento relatado o colocaria na categoria de fragatas polivalentes. No entanto, a designação escolhida pela Marinha da Coreia do Norte refletiria suas capacidades antiaéreas, antissuperfície e de ataque terrestre.

Como visto nas imagens que viralizaram em 25 de abril, acredita-se que o principal armamento do navio na proa seja um canhão naval de 127 mm. Além de mais, um sistema de defesa aérea pontual do tipo CIWS pode ser visto em várias seções da superestrutura e na seção de popa, com um design semelhante à versão navalizada do sistema de defesa Pantsir-ME de fabricação russa. Também é possível observar nos lados de bombordo e estibordo um par de canhões antiaéreos rotativos AK-630 de 30 mm em cada lado.

No entanto, o que tem chamado a atenção dos especialistas são os diversos tipos de sistemas de lançamento vertical de mísseis, que podem acomodar diferentes tipos de munições, desde mísseis de defesa aérea até aqueles focados em tarefas antissuperfície e de ataque ao solo.

Na ausência de mais dados, foram identificados quatro a cinco tipos diferentes de células que comporiam o sistema VLS do destróier, composto de 32 células pequenas, 12 células médias, 20 células maiores e 10 células ainda maiores.

Para efeito de comparação, um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, dependendo do tipo, tem um total de 90 a 96 células, enquanto as futuras fragatas da classe Constellation da Marinha dos EUA teriam um total de 32 células, uma questão que gerou controvérsia dentro da força.

A presença de várias células de grande porte pode indicar que o Choe Hyon poderia implantar vários tipos de mísseis de cruzeiro, bem como ser usado como plataforma de lançamento para mísseis balísticos desenvolvidos e produzidos pela Coreia do Norte. Este último ponto não é pouca coisa, já que a Marinha da Coreia do Sul também está avançando em vários programas para desenvolver e construir navios capazes de lançar mísseis balísticos, uma tendência que pode ganhar força nos próximos anos.

Por fim, dada a falta de transparência nos planos e informações fornecidas pelo regime norte-coreano, resta saber se este primeiro navio será seguido por mais unidades, bem como quando ocorrerão os testes portuários e de navegação necessários, além daqueles focados na avaliação dos sistemas de combate, sensores e armas do novo contratorpedeiro da classe “Choe Hyon“.

Você pode estar interessado em: Coreia do Sul busca impulsionar a construção local de cinco novos contratorpedeiros classe Arleigh Burke para a Marinha dos EUA

La entrada A Marinha da Coreia do Norte lançou e revelou o Choe Hyon, seu mais novo contratorpedeiro com capacidade para mísseis balísticos aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.