Cárie dentária: confira as recomendações indicadas para evitar o surgimento

As cáries estão entre os problemas bucais mais comuns no Brasil e afetam pessoas de diferentes faixas etárias. De acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, divulgada em 2024 pelo Ministério da Saúde, mais de 55% da população brasileira apresenta algum grau de cárie dentária.

Mulher jovem escovando os dentes e se olhando no espelho
FreePik

A cárie é um dano nos dentes causado por ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme), conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca. A Dra. Adriele Cristina Stein, dentista da rede de clínicas odontológicas Oral Sin, responde às dúvidas mais frequentes sobre o tema.

Quais os primeiros sinais de cárie?

Em primeiro lugar, um dos sinais iniciais é o aparecimento de inflamação ao redor da gengiva, que fica avermelhada e pode sangrar levemente. Mesmo pessoas que escovam os dentes regularmente podem desenvolver cáries, especialmente se não utilizarem fio dental após cada refeição. “A escova dental não alcança bem os espaços entre os dentes. O fio dental é essencial para remover restos alimentares dessas regiões e evitar o acúmulo de placa”, reforça Adriele.

Técnicas de escovação e o uso do flúor

Existem diversas técnicas de escovação, como as de Bass, Fones, Stillman modificada e Charters. A técnica de Fones, por exemplo, é bastante utilizada com crianças por meio de uma abordagem lúdica: “bolinha, bolinha, trenzinho, trenzinho”. Além disso, o uso de flúor — presente em cremes dentais, géis, enxaguantes e vernizes — fortalece os dentes e ajuda na prevenção das cáries. “O flúor é indicado desde a infância até a terceira idade, principalmente em casos de raízes expostas ou histórico de problemas dentários”, detalha a dentista.

Siga a Like Magazine no Instagram

Como evitar a cárie

Uso do fio dental

Com o intuito de evitar as cáries, o uso do fio dental não pode faltar. O ideal é utilizá-lo em todas as escovações, já que ele complementa a limpeza. Porém, caso isso não seja possível, utilize pelo menos uma vez ao dia.

Evitar o consumo de açúcar

Além disso, deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos como balas, chocolates, chicletes, refrigerante, café com açúcar e sobremesas — o açúcar estimula a produção dos ácidos bacterianos que favorecem a formação da cárie.

Visitar o dentista regularmente

É necessário visitar o dentista regularmente. O dentista vai fazer toda uma investigação bucal para checar se há algum problema, além de indicar as melhores práticas de higiene.

O post Cárie dentária: confira as recomendações indicadas para evitar o surgimento apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.