Por que o STF está iluminado de verde e amarelo?

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugura, nesta quarta-feira (23), a exposição “STF Iluminado – 65 anos do Tribunal da Constituição em Brasília”, aberta até 30 de maio no hall do Museu Ministro Sepúlveda Pertence, na sede da Corte.

A mostra reúne 12 fotografias que registram a iluminação cênica do edifício-sede do STF, projetado por Oscar Niemeyer. As linhas elegantes e a arquitetura sóbria do prédio ganham novas interpretações visuais a partir de iluminações especiais, que colorem temporariamente os detalhes da construção.

Cada cor utilizada representa um marco da história brasileira, um direito fundamental ou uma causa social e reforça o papel do STF como guardião da Constituição e símbolo da Justiça. É o caso, por exemplo, da iluminação em tons presentes nas bandeiras de países africanos, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), ou a verde, amarela e azul em celebração ao Dia da Constituição (25/3), e as luzes vermelhas em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6).

A exposição integra as comemorações pelos 65 anos da instalação do STF em Brasília e celebra a história e a presença da Corte no coração político do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.