SC propõe binário do Morro dos Cavalos como alternativa a túnel bilionário na BR-101

Acidente com caminhão-tanque evidenciou vulnerabilidade do Morro dos Cavalos

Binário do Morro dos Cavalos custaria quatro vezes menos do que um túnel, cujo custo é estimado em R$ 1,2 bilhão – Foto: Thiago Kaue/Secom SC/ND

O governador Jorginho Mello (PL) e deputados catarinenses participam, nesta quarta-feira (23), de uma reunião no Ministério dos Transportes para apresentar a proposta de binário do Morro dos Cavalos. O projeto promete desafogar o trecho da BR-101 em Palhoça.

O estudo da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) de Santa Catarina estima um custo de R$ 291,3 milhões na construção. O binário do Morro dos Cavalos seria uma alternativa quatro vezes mais econômica do que o túnel, cuja obra é estimada em cerca de R$ 1,2 bilhão.

O projeto prevê um contorno viário de 5,2 km de extensão, na região do viaduto da Praia do Sonho. Além disso, o trecho existente ganharia uma terceira faixa e passaria a operar somente no sentido norte, enquanto uma nova via atenderia ao fluxo no sentido sul.

Dessa forma, o trecho existente seria reformulado para três faixas de 3,6 m de largura, assim como acostamento de 3 m em ambos os lados. Já no contorno, o trecho seria composto por duas faixas de 3,6 m cada, com acostamento externo de 3 m de largura e acostamento interno de 1,2 m.

Mapa do binário do Morro dos Cavalos

Projeto do binário do Morro dos Cavalos prevê contorno viário de 5,2 km – Foto: Reprodução/SIE-SC/ND

As duas curvas na saída do morro teriam limite de velocidade de 60 km/h e o restante do trecho de 80 km/h. Com o binário do Morro dos Cavalos, a SIE que os condutores percorreriam os 5,2 km do contorno em 3 min e 54 s. No trecho existente, os 3,3 km seriam percorridos em 3 min e 18 s em um cenário sem trânsito ou acidente.

Quais são os próximos passos do binário do Morro dos Cavalos?

Caso o projeto de binário do Morro dos Cavalos seja aprovado pelo Ministério dos Transportes, os trabalhos começarão pela contratação de um anteprojeto, que é um estudo preparatório que serve de base para a elaboração do projeto final.

Além disso, será necessário obter licenciamento ambiental para execução da obra. O planejamento do governo estadual prevê a licitação da obra na modalidade RDCi (Regime Diferenciado de Contratações Integrada), que permite a contratação conjunta do projeto básico e executivo, para reduzir os prazos.

Governador Jorginho Mello voltará a se encontrar com Renan Filho, ministro dos Transportes

Bancada catarinense se reunirá com ministro dos Transportes, Renan Filho, às 16h desta quarta-feira – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND

Segundo a SIE, após a tramitação administrativa, os prazos previstos para o desenvolvimento do projeto executivo é de quatro meses e para a fase de obra é de um ano e meio. O governo estadual ainda pretende usar valores aplicados anteriormente em obras federais para custear o projeto.

A proposta do binário do Morro dos Cavalos surge após um acidente com caminhão-tanque provocar caos na BR-101, em Palhoça, em 6 de abril. O episódio escancarou a vulnerabilidade do trecho, conhecido por congestionamentos e tragédias recorrentes.

Acidente com caminhão-tanque no Morro dos Cavalos interdita BR-101

Acidente com carreta na BR-101 reacendeu discussões sobre o trecho do Morro dos Cavalos – Foto: PRF/Divulgação/ND

“A solução dos Morros dos Cavalos é uma discussão antiga, mas está na hora da gente propor uma solução concreta. Eu já autorizei a Secretaria a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel”, havia anunciado o governador Jorginho Mello.

“É claro, é tudo um estudo, mas tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Nosso estado é parceiro para dividir a obra. A gente briga pelo que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução”, completou.

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