A Marinha da China avançaria na incorporação da segunda de suas novas fragatas furtivas Tipo 054B

Recentemente, a Frota do Mar do Sul do Exército Popular de Libertação (EPL) da China divulgou uma nova imagem da segunda fragata furtiva Tipo 054B, que iniciou seus testes de navegação e sistemas no início deste ano. A imagem, divulgada por meio de diversos cartazes promocionais, foi apresentada como parte das comemorações pelo 76º aniversário da fundação da Marinha do EPL.

Atualmente, as fragatas Tipo 054B da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLAN) se destacam como uma das classes de navios de combate mais modernas em serviço na frota do gigante asiático. Embora as informações disponíveis sobre essas unidades ainda sejam limitadas, foi possível confirmar que as novas fragatas possuem um deslocamento estimado em torno de 5.000 toneladas, sendo superior ao das Tipo 054A, que contam com cerca de 4.000 toneladas de deslocamento total. Outro destaque da classe é a presença de um novo radar AESA operando na banda S, um sistema de lançamento vertical de mísseis com 32 células, capacidade para disparar mísseis supersônicos YJ-12, complementado por um canhão naval de 100 mm.

A primeira unidade, denominada Luòhé (545), foi incorporada oficialmente em janeiro na base naval de Qingdao, sede da Frota do Mar do Norte. Construída pelo estaleiro Huangpu-Wenchong de Guangzhou e lançada ao mar em 2023, iniciou seus testes de mar no final de janeiro de 2024, conforme reportado por fontes abertas (OSINT). Por sua vez, a segunda unidade, que ainda não possui uma denominação oficial, foi observada em meados de fevereiro navegando em uma localização não especificada após ter sido apresentada pela Frota do Mar do Sul no final de janeiro; especialistas indicaram que tratava-se do início dos testes de navegação.

Agora, meses depois, e às vésperas do 76º aniversário da fundação da Marinha do EPL, a China publicou uma série de imagens promocionais nas quais é possível ver oficialmente a segunda fragata Tipo 054B. Nelas, pode-se identificar um design idêntico ao da primeira fragata, além do número de casco 555, sucedendo o Luòhé (545).

Por fim, o desenvolvimento e a incorporação das fragatas Tipo 054B por parte da Marinha do Exército Popular de Libertação se enquadram na necessidade de dispor de uma nova geração de plataformas tecnologicamente mais avançadas, capazes de operar em ambientes marítimos complexos e de acompanhar grupos de combate em águas distantes. Graças às suas características furtivas, maior autonomia, sistemas integrados de comando e controle, essas fragatas não apenas representam uma evolução da classe Tipo 054A, como também refletem uma política contínua de expansão e modernização naval voltada para a proteção dos interesses marítimos da China.

Você pode estar interessado em: Shenyang também intensifica os voos de teste de seu novo avião furtivo J-XDS, com o qual buscaria equipar a Força Aérea da China

La entrada A Marinha da China avançaria na incorporação da segunda de suas novas fragatas furtivas Tipo 054B aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.