Tripulantes retornam à Terra após sete meses na Estação Espacial

Cápsula Soyuz transportou os tripulantes que estavam na Estação Espacial InternacionalReprodução/Nasa

A cápsula Soyuz, que transportava dois russos e um americanopousou neste domingo (20), no Cazaquistão, encerrando sua missão de pesquisa de sete meses na Estação Espacial Internacional.

De acordo com a agência espacial russa Roscosmos, a cápsula transportando os cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner e o astronauta Don Pettit pousou perto da cidade de Zhezkazgan às 6h20. A Roscosmos informou que o pouso, assistido por paraquedas, aconteceu sem problemas.

O trio retornou após passar 220 dias no espaço e orbitar a Terra 3.520 vezes, informou a NASA em um comunicado. A agência observou que, coincidentemente, Pettit celebrou seu 70º aniversário neste domingo (20).

A NASA informou que estava seguindo os exames médicos pós-pouso de rotina e que a tripulação retornará à área de preparação para recuperação em Karaganda, Cazaquistão.

Pettit vai embarcar em um avião da NASA com destino ao Centro Espacial Johnson da agência em Houston, enquanto a Roscosmos informou que Ovchinin e Vagner vão para uma base de treinamento em Star City, na Rússia.

Na sexta-feira, Ovchinin entregou o comando da ISS ao astronauta japonês Takuya Onishi em uma cerimônia de troca de comando.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.