Dono de ferro-velho clandestino é preso em São Gonçalo

O dono de um ferro-velho clandestino foi preso em flagrante nesta quarta-feira (16) durante uma ação da Polícia Civil no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Ele foi autuado por receptação, crime ambiental e exercício irregular da atividade de reciclagem.

A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que investigavam denúncias de que o local vinha recebendo materiais furtados de empresas de serviço público. O estabelecimento estava em pleno funcionamento no momento da fiscalização e não possuía o Cadastro de Estabelecimento de Reciclagem (CER), exigido por lei. Apesar disso, tinha alvará municipal.

Leia também

  • A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

    Ferro-velho clandestino jogava carcaça de carros em rio de Niterói

  • A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

    Polícia fecha ferro-velho ilegal e prende dono em Niterói

  • A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

    Sem alvará, ferro-velho clandestino é fechado na Zona Norte do Rio

No terreno, os policiais encontraram uma área usada para queima de cobre, método comum para apagar marcas que identificam a origem do material, dificultando o rastreamento e favorecendo a receptação. Os materiais estavam espalhados diretamente no chão de terra, o que, segundo os agentes, representava risco de contaminação do solo.

A Polícia Civil informou que essa ação faz parte de um trabalho contínuo para combater o furto de cabos e metais. Desde setembro de 2024, mais de 100 ferros-velhos já foram fiscalizados no estado. Em quase 90% das vistorias, os responsáveis foram presos em flagrante. Nesse período, mais de oito toneladas de fios de cobre e materiais metálicos com origem suspeita foram apreendidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.