Enquanto aguarda os F-35A adquiridos dos EUA, a República Tcheca negocia com a Suécia a extensão do arrendamento dos caças Gripen que equipam sua Força Aérea

Com a entrega dos caças F-35A prevista para meados da próxima década, a República Tcheca está negociando com a Suécia a extensão do arrendamento dos caças Gripen que equipam sua Força Aérea, uma frota composta por quatorze aeronaves. Segundo relatos recentes, a oferta apresentada pela empresa sueca Saab estenderia o arrendamento da aeronave em questão de 2027 a 2035, o que permitiria a Praga evitar uma lacuna de capacidades até a chegada do caça adquirido dos EUA.

Vale ressaltar que a possibilidade de a República Tcheca continuar a arrendar plataformas Gripen vem sendo discutida há quase dois anos, com diversas ofertas anteriores sendo coletadas, mas estas não conseguiram convencer a Força Aérea Tcheca em termos econômicos e operacionais. Entretanto, seria somente com uma oferta recente de 732 milhões de dólares para ficar com doze (de quatorze aeronaves) que esse muro ruiria, envolvendo dois caças na versão de dois lugares e dez na versão de um lugar. O comandante da Força Aérea Tcheca, Major General Petr Čepelka, já expressou essa opinião, embora ainda falte confirmação oficial do Ministério da Defesa Tcheco.

Destacando algumas declarações sobre o assunto, destacam-se as de Lubor Koudelka, Diretor Sênior da Seção de Armamentos e Aquisições: “Chegamos a uma opção significativamente mais vantajosa para a República Tcheca. Em comparação com a oferta original, negociamos um desconto de aproximadamente 25%.” Cabe mencionar ainda neste ponto que grande parte do valor acordado será utilizada para garantir a manutenção da aeronave; O valor também foi acordado de forma a evitar futuros estouros de custos que exigiriam renegociação do contrato.

Vale lembrar que os caças Gripen chegaram às mãos da República Tcheca em 2004, quando foi decidido substituir os antigos caças MiG-21 da era soviética por aeronaves mais modernas de fabricação ocidental. Na ocasião, foi assinado um contrato de arrendamento de dez anos, investindo a quantia de US$ 867 milhões ao câmbio atual para as quatorze aeronaves mencionadas. Mais tarde, o acordo em questão foi estendido até 2027, mantendo os caças da Força Aérea Tcheca baseados na 21ª Base Aérea Tática em Caslav.

Por fim, revisando do que se trata a aquisição dos caças F-35A pela República Tcheca, podemos dizer que é um acordo confirmado em 2023 com a aprovação dos Estados Unidos. Conforme anunciado oficialmente, estamos falando de um lote de 24 aeronaves de quinta geração que, sem dúvida, representariam um salto de capacidade para a Força Aérea do país europeu, com a chegada da primeira unidade prevista para 2031. Em termos financeiros, isso se traduziu em um investimento de cerca de US$ 5,5 bilhões, considerando também que os exemplares chegariam junto com vários lotes de armas que incluem mísseis ar-ar AIM-120C-8 AMRAAM e bombas GBU-53/B (SDB-II), entre outros elementos.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: Caça furtivo F-35A “Frankenjet” da Força Aérea dos EUA é incorporado ao serviço

La entrada Enquanto aguarda os F-35A adquiridos dos EUA, a República Tcheca negocia com a Suécia a extensão do arrendamento dos caças Gripen que equipam sua Força Aérea aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.