Microsoft retoma testes do recurso Recall para Windows Insiders

A Microsoft decidiu retomar os testes do Recall, seu recurso alimentado por inteligência artificial, liberando a funcionalidade para usuários do programa Windows Insider. Após meses de adiamentos, o Recall agora está disponível em modo de prévia no canal Release Preview do Windows 11, marcando um novo capítulo na tentativa da empresa de implementar o recurso de forma segura e funcional.

O recurso Recall, anunciado pela Microsoft em maio de 2024, foi descrito como uma espécie de “memória fotográfica” para computadores. Ao registrar capturas de tela regulares da atividade do usuário no sistema, ele promete facilitar a busca por arquivos, configurações, aplicativos e qualquer outro conteúdo visualizado anteriormente.

Leia mais:

  • Copilot para Windows ganha visão de tela e busca por arquivos: veja como testar agora
  • Windows 11 Enterprise agora suporta instalação de updates sem reiniciar o PC
  • Surge nova forma de entrar no Windows 11 sem conta da Microsoft

Recurso promissor, mas controverso

Apesar da proposta inovadora, a iniciativa rapidamente se tornou alvo de críticas por supostas falhas de privacidade. O Recall armazena uma série de imagens da tela do usuário para alimentar um sistema de busca por contexto, algo que gerou receio em especialistas de segurança digital. Muitos o classificaram como um “pesadelo de privacidade”.

Foto: Divulgação/Microsoft

Diante da reação negativa, a Microsoft decidiu suspender o lançamento do Recall em junho do ano passado. A promessa era revisar o sistema e ajustá-lo antes de disponibilizá-lo novamente, o que se arrastou por meses — de julho a outubro, depois dezembro — até ser, finalmente, retomado em abril de 2025.

Mais segurança e controle para os usuários

Nesta nova fase de testes, o Recall será exclusivo para computadores Copilot+ e só poderá ser ativado pelos próprios usuários. A funcionalidade não vem habilitada por padrão e requer autenticação via Windows Hello — seja por reconhecimento facial, impressão digital, PIN ou chave de segurança física.

Rufus 4.7 Beta remove novos bloqueios do Windows 11 24H2

Além disso, a Microsoft reforça que os dados de captura são criptografados e ficam armazenados localmente. A empresa afirma que as informações não são compartilhadas com terceiros nem usadas para treinar algoritmos de IA.

Disponível na nova versão do Windows 11

O Recall está disponível no build 26100.3902 do Windows 11 24H2, a primeira prévia da grande atualização do sistema prevista para maio de 2025. Caso o recurso não gere novos problemas, há a expectativa de que ele seja lançado oficialmente para todos os usuários no próximo mês.

Simples e avançado, Bloco de Notas ganha integração de IA com Copilot

Segundo o comunicado oficial, o Recall será útil especialmente em tarefas cotidianas com muitos contextos simultâneos. “Ao usar seu PC Copilot+ durante o dia — trabalhando em documentos, apresentações, chamadas de vídeo e alternando entre atividades — o Recall tirará capturas regulares e ajudará você a encontrar conteúdos com mais rapidez”, afirmou a Microsoft.

A aceitação do público ainda é incerta

Mesmo com todos os ajustes e garantias, não está claro se os usuários irão aderir à proposta do Recall. A ideia de um sistema que “vê tudo” ainda causa desconforto em boa parte da comunidade de tecnologia. A Microsoft, no entanto, parece confiante de que chegou a um equilíbrio entre utilidade e segurança.

Com o recurso nas mãos dos testadores do Windows Insider, o próximo passo é observar a aceitação e os feedbacks da comunidade. Se o Recall conseguir conquistar os usuários mais atentos à privacidade, poderá, enfim, ter uma segunda chance no Windows 11.

Conteúdo Relacionado
Navegador do futuro! IA do Opera pesquisa melhor preço e faz compras pra você

Navegador com IA

Navegador do futuro! IA do Opera pesquisa melhor preço e faz compras pra você

Fonte: engadget

Adicionar aos favoritos o Link permanente.