Depois de mais de 45 anos de serviço, a Força Aérea dos EUA concretizou a retirada de seus últimos caças F-15C Eagle

Após 45 anos de operações ininterruptas, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) concretizou a retirada de serviço de seus últimos caças F-15C Eagle operacionais, que estavam destacados na Base Aérea de Kadena, no Japão. A notícia foi confirmada pela 18ª Ala de Combate, que informou que o último Eagle realizou seu voo final em janeiro deste ano, marcando o fim de uma era para as aeronaves de superioridade aérea que desempenharam um papel fundamental na garantia da presença e da capacidade de dissuasão das Forças Armadas dos EUA na região asiática.

Desde 2022, Kadena iniciou a retirada progressiva de seus caças F-15C/D no âmbito do programa de substituição dessas aeronaves pelos novos F-15EX Eagle II, atendendo às necessidades de modernização diante de uma região cada vez mais tensa. Esse processo foi concluído em 24 de janeiro, quando o último F-15C em serviço ativo da Força Aérea realizou seu voo final, completando a retirada de 48 caças da base japonesa. Na mesma data, Kadena ativou o 67º Esquadrão de Geração de Caças e desativou o 18º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves.

Até o momento, não há informações sobre a quantidade de F-15C/D que permanecem na base, pois a 18ª Ala alegou questões de segurança. Por outro lado, sabe-se que algumas aeronaves foram enviadas para o “Boneyard” — como é conhecido o 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial, sediado na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona —, enquanto outras foram transferidas para unidades da Guarda Aérea Nacional da Força Aérea dos EUA.

Com essa retirada, Kadena aguarda a chegada de uma nova frota de 36 F-15EX Eagle II, cuja entrega está prevista para os meses de março a junho de 2026. Enquanto isso, a Força Aérea dos EUA tem realizado rodízios de caças de quarta e quinta geração — incluindo F-15E, F-16, F-35 e F-22 — para complementar e reforçar a presença do país nessa base considerada estratégica por sua localização na Ásia. Esses rodízios continuarão até que as três dezenas de Eagle II sejam recebidas e se alcance plena capacidade operacional.

O último envio foi registrado nos primeiros dias de abril, quando a Base Aérea de Kadena recebeu um número não revelado de caças furtivos F-35A Lightning II e de caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle. No caso dos F-35A, eles são provenientes do 355º Esquadrão Expedicionário de Caças (355th EFS), com base em Eielson AFB, no Alasca, e os F-15E do 336º EFS, com base em Seymour Johnson AFB, na Carolina do Norte.

Em relação à atualidade do programa dos caças F-15EX Eagle II, a Boeing estaria próxima de entregar o primeiro avião do Lote de Produção 2 à Força Aérea dos EUA, o qual se somaria aos oito exemplares entregues em 2024, correspondentes aos Lotes 1A e 1B. Conforme informamos anteriormente, seis desses F-15EX foram destinados à 142ª Ala da Guarda Aérea Nacional do Oregon (ANG). Até o momento, a Guarda Aérea Nacional de Portland se tornou a primeira unidade a receber o F-15EX operacional, marcando a primeira vez que um caça de nova geração é entregue à Guarda antes da Força Aérea ativa. Vale destacar que a força aérea planeja adquirir até 104 novos caças F-15EX.

Você pode estar interessado em A construção dos novos porta-aviões movidos a energia nuclear da Marinha dos EUA enfrenta atrasos constantes e custos crescentes

La entrada Depois de mais de 45 anos de serviço, a Força Aérea dos EUA concretizou a retirada de seus últimos caças F-15C Eagle aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.