Grandes empresas do RS no começo com IA

As grandes empresas do Rio Grande do Sul ainda estão num estágio inicial de adoção de inteligência artificial. 

É o que aponta um estudo realizado por Brivia Group, Alvarez & Marsal e Instituto Caldeira com 31 associadas do hub de inovação, do qual participam todo tipo de empresas de grande porte no estado.

Numa escala de 0 a 100, as iniciativas ligadas a IA ficaram com uma nota 56, o que o estudo classifica como a fase inicial de um “estágio de sensibilização”, no qual uma organização demonstra algum nível de maturidade digital, com iniciativas em andamento, mas falta de “organização e escalonamento para atingir um patamar superior”.

O estudo aponta que a IA começa a ser percebida no contexto das organizações, mas ainda de maneira orgânica e dispersa, sem áreas estruturadas e focadas no assunto, com atuação direta do C-level. 

Também indica que, por se tratar de uma tecnologia nova e em fase de teste, as empresas não têm percepção de impacto financeiro positivo no negócio.

“A IA está remodelando o mercado. Muitas empresas estão cientes do potencial da ferramenta, mas enfrentam desafios da ordem de implementação, especialmente em áreas como automação de marketing e personalização de ofertas”, avalia o CEO do Brivia_Group, Marcio Coelho.

De todos os sete pilares do estudo, a adoção de IA ficou por último, bem atrás de pilares como “cultura digital”, no qual a nota média foi 76, ou “oferta responsiva”, na qual a cifra foi 82.

“A adoção da IA nas corporações não deve ser um projeto de TI, mas um projeto de organização, de modelo de negócio. As lideranças precisam entender como essa tecnologia pode, inclusive, mudar as bases do próprio negócio”, avalia o CSO do Brivia Group, Roberto Ribas.

O Caldeira abriga atualmente 130 companhias residentes e startups, além de instituições do poder público e universidades. 

A lista conta com empresas tradicionais, como Renner, Sicredi, Panvel, Vulcabras Azaleia, Banrisul, RBS e Randon, e da nova economia, como Agi, 4all, Nelogica, Banco Topázio, SafeWeb, Zenvia, Meta e StartSe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.