Confira 23 ideias de pequenos negócios lucrativos que podem fazer você bombar

Loja virtual, consultoria digital, importação de produto, dropshipping, moda e vestuário, e até mesmo a bolsa de valores são exemplos de pequenos negócios que dão lucro. Abaixo, você confere esses e mais exemplos de negócios lucrativos para empreender.

De acordo com um levantamento feito pela Agência Sebrae de Notícias, com base nos dados da Receita Federal, o Brasil conta com mais de 2 milhões de pequenas empresas criadas em 2024. Ou seja: cada vez mais os brasileiros estão começando a empreender. Os principais segmentos são o de Serviços (com 61% das empresas abertas) e Comércio (com 25,6%), seguidos de Indústria (com 7,9%), Construção (com 7%) e Agropecuária (com 0,7%).

Por isso, uma lista com dicas de negócios lucrativos para fazer em casa e escolher sugestões comprovadas e validadas foi feita pelo portal. Lembre-se que, depois de escolher uma ideia de negócio que dá lucro que mais se encaixa com sua disponibilidade neste momento, você precisa abrir sua empresa formalmente.

Ideias de pequenos negócios que dão lucro com pouco investimento

Confira 23 ideais de negócio lucrativos com baixo investimento para você montar este ano:

1. Loja virtual

Loja virtual é um mercado que envolve muito dinheiro e que permanece em alta, sem perspectiva de desacelerar.

É verdade que a concorrência é numerosa e que existem marcas gigantes disputando espaço — mas, ao mesmo tempo, você pode começar entendendo esse contexto na prática vendendo produtos em um marketplace, por exemplo.

Marketplaces são sites que concentram lojas menores, mas possibilitam a venda para todo o Brasil. Há ainda cursos de e-commerce para ajudar empreendedores iniciantes a escolher o melhor canal de venda e nicho de mercado para começar.

2. Consultoria Digital

O consultor de marketing digital é o profissional que orienta marcas e empresas em suas estratégias de marketing na internet. Ele identifica quais são as melhores oportunidades e dá suporte para o planejamento de ações que possibilitem que os negócios alcancem seus objetivos.

Esse consultor pode, por exemplo, ser um parceiro na definição dos investimentos em marketing, mapeando personas e apontando os canais mais indicados para garantir a presença online da marca.

Um dos grandes motivos para escolher a consultoria digital é pela falta de tempo, pessoas e expertise para conduzir a demanda internamente.

3. Importação de produtos

A importação de produtos pode ser um primeiro passo para abrir sua loja online, outro negócio promissor. Você também pode ser o distribuidor que faz a ligação entre fornecedores e comerciantes.

Um dos aspectos mais interessantes é justamente a diversidade de itens que você encontra a disposição em outros mercados. Uma boa prática, então, é estudar o mercado, identificar as necessidades do público e o que começa a fazer sucesso lá fora e já pode cair no gosto dos brasileiros.

Com uma boa pesquisa, você não fica refém da China como endereço de seus fornecedores. Mas atenção: a importação de produtos precisa atender a uma série de regras.

4. Dropshipping

No dropshipping, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Diferentemente de uma loja virtual, seu negócio não possui estoque: os itens são comprados por encomenda assim que o cliente faz o pedido.

Mas por que alguém compraria de você se pode ir direto naquele que está com o produto? Aí está o grande segredo do negócio: isso não acontece porque o consumidor não tem acesso ao fornecedor. Ele precisa da figura do intermediário, pois, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado. Sua tarefa, então, é identificar produtos com potencial interesse do seu público, preferencialmente, junto a fornecedores fora do país.

5. Bolsa de Valores

O importante é ter um objetivo fixo para investir o dinheiro conscientemente e não levar prejuízo. Além disso, é preciso estipular se o retorno precisa ser a curto, médio e longo prazo para investir na bolsa. Dependendo da sua prioridade, existem algumas opções melhores que outras.

6. Loja de roupas e brechó

Você pode criar uma loja de roupas com serviços em domicílio ou online. Pode ainda fazer a compra e venda de roupas para nichos específicos, como roupas fitness, para crianças, grávidas, entre outros.

Além disso, a loja também pode ser de roupas usadas, como um brechó, usando os sites dedicados a esse tipo de comércio, como o Enjoei e a OLX.

7. Loja de acessórios

Ainda no ramo da moda, outra opção é uma loja de acessórios, como anéis, colares, brincos, chapéus, bolsas, carteiras ou até mesmo óculos de sol.

Segundo um estudo feito pela Agência SEBRAE de Notícias, entre janeiro e julho de 2024, o setor de Comércio Varejista de Roupas e Acessórios esteve entre as três maiores atividades de empresas abertas, com mais de 95 mil novos negócios, ficando atrás de Promoção de Vendas e Serviços de Apoio Administrativo.

Sendo assim, tanto a loja de roupas quanto de acessórios — ou ainda as duas juntas — se mostram ótimas opções de negócio para empreender, uma vez que o setor está em crescimento.

8. Venda de cosméticos naturais

A procura de produtos feitos por marcas que se comprometem com a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força. Por isso, uma ótima opção de empreendimento é criar uma linha de produtos naturais voltados para cuidado pessoal, com ingredientes naturais e livres de químicas que prejudicam a saúde.

Além disso, existem diversos tutoriais de como fabricar alguns desses itens em casa, como sabonete, escalda pés, perfumes, creme hidratante, entre outros.

9. Venda de produtos de limpeza

Outros produtos que podem ser fabricados em casa são os de limpeza. Seja sabão em barra, sabonete líquido, detergente, desinfetante ou até multiuso caseiro, é possível criar uma linha própria e vender esses itens.

Aqui, também é possível usar a sustentabilidade e produção local como um argumento de venda para atrair os clientes.

10. Serviços para pets

Um levantamento feito pela Agência SEBRAE de Notícias revelou que os serviços de higiene e beleza dos animais domésticos cresceu mais de 140% em uma década, saltando de cerca de 4.300 novos negócios em 2014 para mais de 10.500 em 2023. Além disso, somente de janeiro até junho de 2024, mais de 5.800 novos negócios de banho e tosa foram abertos.

Apesar da alta concorrência, atualmente existem inúmeras possibilidades para empreender quando o assunto são os animais de estimação. Desde petshop com diversos produtos até banho e tosa, adestramento e treinamentos, passeador profissional (conhecido como dog walker), hospedagem e hotel, refeições e petiscos saudáveis, entre outros.

11. Conserto de computadores e celulares

Com a quantidade de equipamentos eletrônicos existentes e usados hoje em dia, como celulares, computadores e notebooks, tablets, entre outros, a demanda por reparos desses produtos também aumenta.

Por isso, trabalhar com o conserto desses equipamentos é uma ótima forma de empreender — ainda mais se esse negócio ainda não está presente na sua rua ou bairro, por exemplo. Também é possível oferecer esses serviços para pequenas empresas, além dos usuários domésticos.

12. Loja de acessórios para celulares

Caso não tenha conhecimento de conserto de equipamentos eletrônicos, ainda há outro caminho possível: o de acessórios.

Capas para celulares, tablets e notebooks, além de fones de ouvido, carregadores, caixas de som e suportes também são itens que deixam a experiência com os aparelhos eletrônicos ainda mais rica e frequentemente são buscadas pelos consumidores.

13. Loja de material de construção

Um estudo da Agência SEBRAE de Notícias revelou que entre janeiro e julho de 2024, a atividade de Obras de Alvenaria foi responsável por abrir mais de 60 mil novos negócios. Sendo assim, uma loja de material de construção também se mostra uma ótima opção para começar a empreender, uma vez que o mercado imobiliário cresce cada vez mais.

Se possível, oferecer serviços nessa área, como assistência elétrica ou hidráulica, podem ser um diferencial do seu negócio.

14. Aulas particulares

Dar aulas particulares nas mais diversas disciplinas é uma possibilidade de transmitir conhecimento e ainda garantir renda. Sejam aulas de reforço de português e matemática, ou aulas preparatórias para concursos e vestibulares, idiomas ou até desenvolvimento profissional são opções para explorar neste segmento.

15. Loja de decoração e itens para casa

Desde quadros até bandeiras, placas, tapetes de entrada, almofadas e até itens de cozinha são opções de produtos que podem compor uma loja de decoração e itens para casa. Além disso, esse mercado é repleto de inovações e tendências que podem tornar o negócio ainda mais lucrativo.

16. Venda de cestas decorativas e presenteáveis

A grande vantagem desta opção é poder aproveitar a sazonalidade para ter demanda em diversos momentos do ano, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal entre outros. Além disso, as cestas são excelentes opções de presentes de aniversário e outras datas comemorativas.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), em uma matéria da Agência SEBRAE de Notícias, o Dia dos Namorados é a 6ª data comemorativa mais importante para as finanças do varejo. Já a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães em Mato Grosso, realizada pelo SEBRAE/MT, revelou que, em 2024, 77% dos consumidores tiveram a intenção de presentear.

Sendo assim, é possível apostar na venda de presentes como uma ótima opção para empreender por conta própria.

17. Blog

Porque blogs são negócios lucrativos de verdade — e isso em um mar de concorrentes (as mais confiáveis estimativas falam em 200 milhões de blogs ativos atualmente).

Um blog é uma espécie de site de artigos, que pode ser utilizado para fins pessoais, acadêmicos, profissionais e empresariais, entre outros.

Marcas de todos os tamanhos se valem de blogs para oferecer conteúdo ao público, atrair clientes e construir uma imagem positiva na mente do consumidor. Mas você pode criar um para ganhar dinheiro diretamente com ele! Aliás, muita gente faz do blog a sua renda principal. Isso sem falar nos blogueiros famosos, que faturam até seis dígitos por mês.

18. Redação de conteúdos

Serve para fortalecer a imagem, construir autoridade, divulgar o negócio e atrair clientes, além de ser essencial para todas as empresas. Tanto que 78% dos executivos entrevistados pela DemandMetric acreditam que o futuro do marketing está no conteúdo personalizado e de valor.

A boa notícia para você que pensa em trabalhar com redação para empresas é que 22% terceirizam a produção de conteúdo.

19. Infoprodutos

Ter um negócio de infoprodutos significa criar produtos digitais. Entre eles, há opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre outros materiais de consumo apenas eletrônico.

Geralmente, todos eles focam na difusão do conhecimento. Ao se tornar um infoprodutor, você inicia um negócio escalável, ou seja, cria um produto uma única vez com potencial praticamente ilimitado de vendas.

Outra vantagem é que o custo envolvido nessa produção é incomparavelmente menor do que com as versões físicas dos mesmos produtos.

20. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma oportunidade de negócio para os próprios infoprodutores e também para todo usuário assíduo da internet que deseja obter uma renda extra.

O trabalho consiste em divulgar infoprodutos em variadas plataformas online, recebendo uma comissão a cada venda que parte do seu link. Dessa forma, você pode abrir uma empresa e trabalhar apenas na divulgação de cursos, livros e outros materiais digitais.

21. Venda de alimentos

As opções para venda de alimentos são infinitas, além de ser uma boa ideia para ganhar dinheiro extra com pouco investimento. Você pode vender brigadeiros, bolos de pote, doces para festa, alimentos congelados, marmitas, e por aí vai.

E o melhor é que essas vendas podem ser feitas presencialmente, em diversos lugares, mas também pela internet. Você pode fazer anúncios nas suas redes sociais e em grupos. Além disso, você pode fazer vendas por encomendas pela internet. Assim, só precisará fazer o preparo quando os produtos já estiverem vendidos.

22. Artesanato

Assim como o mercado de alimentação, o de artesanato também tem possibilidades interessantes para quem está começando um negócio novo.

As opções de artesanatos são muitas, seja em tecido, plástico, madeira e vários outros materiais. Além de possibilidades de personalização, como no caso de cadernos e bordados.

Existem diversos tutoriais na internet de como fazer itens de artesanato e, muitos deles, usam reaproveitamentos, o que diminui muito o seu custo de produção.

Depois que você decidir o que vender, pode usar a internet para potencializar suas vendas — é só caprichar nas fotos e começar a divulgar nas redes sociais ou até mesmo em uma plataforma de e-commerce.

23. Salão de Beleza

A Agência SEBRAE de Notícias mostra que, de janeiro a julho de 2024, a atividade de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure representou mais de 85 mil empresas abertas.

Além disso, começando na própria casa, você pode iniciar esse empreendimento sem necessariamente investir muito dinheiro, garantindo apenas alguns materiais básicos e um espaço físico para atender.

Aqui, existem muitas possibilidades que podem acompanhar os serviços de cabeleireiro, manicure e/ou pedicure, como: massagista, maquiagem, design de sobrancelha, depilação ou até mesmo revenda de cosméticos — tudo depende de suas habilidades e da disponibilidade.

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