ZM na LAAD 2025 – Esta é a munições vagantes Blaze da GIDS, o maior fornecedor das Forças Armadas do Paquistão

Feiras internacionais, como a recém-concluída LAAD 2025 no Rio de Janeiro, Brasil, oferecem oportunidades de conhecer empresas locais de vários países que buscam expandir sua base de clientes entrando em novos mercados. Por exemplo, durante a cobertura da Zona Militar, tivemos a oportunidade de visitar o estande do conglomerado Global Industrial Defense Solutions (GIDS), maior grupo de defesa do Paquistão, que trouxe ao Brasil seu amplo portfólio de produtos e soluções, incluindo Munições vagantes (popularmente conhecidas como “drones kamikazes“).

Como muitas outras nações, o Paquistão também realizou vários esforços para desenvolver plataformas não tripuladas na última década. Um dos marcos nessa direção foi a fundação, em 2007, do conglomerado GIDS, que se posicionou como um dos principais produtores e fornecedores das Forças Armadas do Paquistão.

As capacidades promovidas pelo conglomerado incluem vários produtos e serviços agrupados em sistemas de defesa aérea, sistemas lançados do ar, sistemas terrestres, sistemas navais, sistemas integrados, proteção CBRN, bem como equipamentos de segurança e controle de distúrbios.

Em seu estande no Rio de Janeiro, a GIDS apresentou um de seus mais recentes desenvolvimentos em veículos aéreos não tripulados: a família Blaze 25, 50 e 75 de munições vagantes, cada uma com capacidades e características distintas.

Apresentado oficialmente no ano passado, o número que diferencia cada versão representa o peso total em quilogramas do UAV. Com o aumento do peso, o alcance, a carga útil e a ogiva explosiva também aumentam. Por exemplo, o Blaze 25 é focado em atacar veículos blindados leves, operando em um alcance de 75 quilômetros e com 60 minutos de autonomia. O Blaze 50 tem uma ogiva com 20 quilos de explosivo e um alcance operacional de 180 quilômetros, enquanto o Blaze 75 tem um alcance de até 500 quilômetros e foi projetado para atacar alvos táticos e estratégicos de alto valor.

A empresa observa que a família de munições vagantes foi projetada com uma relação custo-benefício em mente, é equipada com sistemas de mira assistidos por inteligência artificial e também pode ser usada em missões do tipo ISR.

Passando para o campo dos veículos aéreos não tripulados de combate, o Shahpar III, a mais recente evolução dos s do tipo MALE introduzidos pela empresa, também foi revelado. A este respeito, não está claro se este é o Shahpar-II Block II promovido ou uma nova versão derivada dele.

Se for esse o caso, o UCAV tem capacidades interessantes a serem consideradas, como decolagem e pouso autônomos, compatibilidade com vários tipos de cargas úteis (COMINT/ELINT, SAR, EO/IR) para se adaptar a diferentes tipos de missões e quatro pontos de armamento fixos (dois por asa) que permitem o lançamento de diferentes tipos de mísseis e munições guiadas.

Outro desenvolvimento recente — presumivelmente influenciado pelas lições do conflito russo-ucraniano — é o Beetle, um UAV do tipo quadricóptero capaz de transportar até três projéteis de morteiro. Tem um alcance operacional entre 5 e 7 quilômetros, um teto de serviço de até 3.500 metros e uma autonomia entre 40 minutos (armado) e 60 minutos (em funções de vigilância).

Por fim, o conglomerado paquistanês revelou o míssil de cruzeiro lançado do ar Taimoor, revelado em 2022 e que se acredita ser um derivado do míssil RAAD-II, uma das capacidades de dissuasão nuclear do Paquistão.

Assim como outros mísseis desse tipo, como o Storm Shadow/SCALP e o Taurus, sua principal plataforma de emprego seriam aeronaves de ataque e caças-bombardeiros, com capacidade de atingir alvos a 290 quilômetros de distância.

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – ASPİLSAN Enerji da Turquia aposta na América Latina para promover suas soluções de energia para plataformas e sistemas militares

La entrada ZM na LAAD 2025 – Esta é a munições vagantes Blaze da GIDS, o maior fornecedor das Forças Armadas do Paquistão aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.