A Coreia do Sul está supostamente perto de finalizar a venda de novos caças leves KAI FA-50 para equipar a Força Aérea Egípcia

O governo sul-coreano está supostamente nos estágios finais das negociações para a venda de novos caças leves KAI-50 para a Força Aérea Egípcia, bem como uma remessa de mísseis antitanque. A notícia foi revelada pelo atual embaixador egípcio na Coreia do Sul, que enfatizou, em entrevista ao The Korea Daily, que as negociações estão progredindo positivamente.

O aparente progresso relatado teria precedente em 2022, quando o Egito manifestou interesse em fabricar aeronaves de treinamento avançado KAI T-50, tendo registrado a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) entre a estatal Organização Árabe para a Industrialização (AOI) e a Korea Aerospace Industries (KAI) com o objetivo de renovar parte de sua frota de aeronaves de treinamento; com foco nos Aero L-59 adquiridos em meados da década de 1990. Posteriormente, com o passar dos anos, o Egito avançou com um processo de seleção para uma aeronave de treinamento avançado que inclui a aquisição de 70 novas aeronaves.

Em 2023, o processo avançou com a assinatura de um acordo entre a AOI do Egito e a KAI para a produção do FA-50 no Egito. Como parte dos esforços para consolidar este projeto, em fevereiro de 2025, o comissário da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), Seok Jong-gun, visitou o Egito com uma delegação de empresas de defesa locais com o objetivo de fortalecer as exportações da indústria sul-coreana.

O KAI FA-50 teria sido escolhido entre outros candidatos avaliados pela Força Aérea Egípcia devido à sua fácil manutenção e custos operacionais comparativamente baixos. Segundo o diplomata egípcio, as negociações estão em fase final e um pedido inicial de 36 aeronaves FA-50 Fighting Eagle está sendo avaliado, com opções adicionais de compra.

Além disso, foi mencionado que o interesse está focado na versão Bloco 20 do FA-50, que incorpora melhorias em termos de armamento e aviônica, aproximando suas capacidades do atual F-16C/D operado pela Força Aérea Egípcia. Se finalizado, esse novo pedido se somaria aos da Polônia (48 unidades) e da Malásia (18 unidades).

Por fim, esse possível acordo se somaria a outros contratos anteriores firmados entre os dois países, como a compra de obuses autopropulsados ​​K9 Thunder, fabricados pela Hanwha Aerospace. Assinado em 2022, o contrato prevê a produção de centenas de unidades no Egito para missões de defesa costeira e ataque a alvos navais. Também foi enfatizado que esses veículos serão equipados com motores sul-coreanos desenvolvidos localmente, reforçando a crescente cooperação de defesa entre as duas nações.

*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.

Você pode estar interessado em: A DAPA recebeu propostas da KAI e da Korean Air para a modernização dos UH-60P Black Hawks das Forças Armadas da Coreia do Sul

La entrada A Coreia do Sul está supostamente perto de finalizar a venda de novos caças leves KAI FA-50 para equipar a Força Aérea Egípcia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.