ZM na LAAD 2025 – Mac Jee revela o foguete RATO 14X, que lançará o futuro veículo hipersônico da Força Aérea Brasileira

No contexto da LAAD Defence & Security 2025, a empresa brasileira Mac Jee apresentou pela primeira vez um inovador foguete de aceleração denominado RATO 14X, que está sendo desenvolvido para impulsionar o futuro veículo hipersônico 14X da Força Aérea Brasileira. Esse sistema de propulsão, capaz de atingir velocidades superiores a Mach 10, representa um avanço significativo e marca um marco nas capacidades que o Brasil busca alcançar no desenvolvimento de vetores hipersônicos, tanto em termos de veículos quanto de sistemas de propulsão.

Um projeto estratégico para a indústria aeroespacial brasileira

O desenvolvimento do RATO (Rocket Assisted Take Off, na sigla em inglês) 14X faz parte de uma iniciativa da FAB iniciada entre 2021 e 2022, com o objetivo de criar um sistema de aceleração para apoiar veículos hipersônicos. Esse esforço se insere em um plano mais amplo que busca fortalecer a indústria aeroespacial brasileira e alcançar maior autonomia no setor de Defesa.

Desde o seu início, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Brasil. Nesse contexto, a Mac Jee foi selecionada pela FINEP, em conjunto com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para liderar o desenvolvimento do novo foguete de decolagem para veículos hipersônicos. A iniciativa também envolve instituições-chave como o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Até o momento, o projeto já recebeu um financiamento de 21 milhões de dólares.

Características do RATO 14X e seus próximos passos

De modo geral, a FAB afirma em comunicado que o RATO 14X “… tem como objetivo aumentar a eficiência dos veículos hipersônicos e melhorar os processos de colocação de satélites em órbita”. Entre as principais características do foguete impulsionador, ele possui 14 metros de altura, um peso aproximado de 15 toneladas e capacidade para transportar cargas úteis de até 600 quilos. Além disso, o sistema deverá alcançar velocidades superiores a Mach 10.3 e será capaz de lançar um veículo hipersônico a uma altitude de 30 quilômetros. O primeiro lançamento está previsto para 2027 a partir do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.

Por outro lado, segundo os relatórios, a Força Aérea Brasileira também avança no desenvolvimento de um motor do tipo Scramjet (Supersonic Combustion RAMJET), integrado ao corpo do futuro veículo hipersônico 14X e baseado na combustão de hidrogênio e ar atmosférico. Até o momento, sabe-se que, no final de 2021, foi realizado um teste de voo para demonstrar a tecnologia Scramjet, sendo lançado por um Veículo Acelerador Hipersônico (baseado no foguete VSB-30) e acelerado a Mach 6 a uma altitude de 30 quilômetros.

Como um sistema de ponta, o RATO 14X representa um grande avanço da indústria de defesa brasileira em conjunto com o setor aeroespacial. A apresentação desse projeto pela Mac Jee em parceria com a FAB em uma feira internacional como a LAAD 2025 não apenas reforça as capacidades que o Brasil está desenvolvendo, mas também representa um passo fundamental para consolidar o país como um ator relevante na tecnologia hipersônica em nível global.

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – OTOKAR Tulpar, a plataforma com a qual a Turquia busca renovar as frotas de veículos blindados dos Exércitos Sul-Americanos

La entrada ZM na LAAD 2025 – Mac Jee revela o foguete RATO 14X, que lançará o futuro veículo hipersônico da Força Aérea Brasileira aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.