Lima, ex-Databricks, assume a Snowflake no Brasil

Leandro Lima, ex-diretor de vendas sênior da Databricks, acaba de assumir o cargo de country manager no Brasil da Snowflake.

Lima estava na operação brasileira desde a abertura, em 2020, quando foi contratado vindo da Splunk, outra empresa atuante no segmento de análise de grandes volumes de dados. 

Ele entra no lugar de José Nilo Cruz Martins, que deixou o cargo de country manager da Snowflake no Brasil ainda em julho do ano passado.

Martins esteve dois anos à frente da subsidiária como country manager da companhia, da qual abriu as portas por aqui em 2022.  

Fundada em 2012, a Snowflake desenvolveu tecnologia que permite armazenar e analisar dados em um modelo como serviço nas principais nuvens públicas, incluindo AWS, Google Cloud e Azure.

A empresa oferece o que é conhecido como plataforma de Data Warehouse na nuvem (DaaS – Data as a Service), com foco em equipes de BI, análise de dados e engenharia de dados.

É possível considerar a Snowflake uma concorrente da Databricks, ainda que esta segunda empresa tenha uma abordagem um pouco diferente. 

A Databricks atua mais com o que se chama de Data Lakehouse, no qual grandes volumes de dados são processados com técnicas de machine learning por cientistas de dados, engenheiros de dados e desenvolvedores de IA.

Já que entramos nessa conversa (está todo mundo acordado aí?) vale explicar que a  Splunk, por sua vez, é focada em análise e gerenciamento de dados originados em máquinas em larga escala. 

Deve ser algo quente, porque a Cisco pagou US$ 28 bilhões pela Splunk em 2023. 

O fato é que Souza tem uma grande experiência no nicho de dados, à qual se agrega passagens pela área de vendas de players mais tradicionais como SAP e IBM, na qual o novo country manager da Snowflake passou quase 10 anos.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.