Papo Empreendedor: Não espere pelo aplauso – Como falar em público pode ser mais prazeroso e lucrativo

O medo de se expor diante de uma plateia é um obstáculo comum para muitos. Contudo, a comunicação pública pode ser uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento pessoal e profissional. Ao superarmos esse receio, não apenas conquistamos autoconfiança, mas também abrimos portas para novas oportunidades e conexões. Em vez de focar no aplauso, a chave está em transformar o ato de falar em público em uma experiência enriquecedora e lucrativa, tanto para quem se comunica quanto para o público que absorve a mensagem.

O Papo Empreendedor conversou com Giovana Pedroso, comunicadora com 16 anos de experiência, incluindo passagens pela afiliada Globo Santa Catarina e como Tedx Speaker. Giovana ajuda líderes e equipes a se comunicarem com clareza e impacto, seja no palco, em frente às câmeras ou no ambiente de trabalho. Jornalista e certificada em comunicação persuasiva pelo MIT, ela já impactou mais de três mil pessoas presencialmente, trabalhando com grandes empresas como Azul Linhas Aéreas e Universidade Mackenzie. Recentemente, Giovana palestrou no projeto “Agora que São Elas”, da Guarujá, que homenageou mulheres influentes de Orleans e região.

Reconhecida como uma referência na área de comunicação e oratória, Giovana compartilhou suas experiências e perspectivas sobre um desafio comum: a dificuldade de se expor profissionalmente. Para ela, a superação desse medo começa com pequenas ações e a busca por ambientes que estimulem o desenvolvimento da comunicação. “É difícil se expor quando nunca se teve a oportunidade de estar no palco”, reflete Giovana, que sabe como o medo pode ser um obstáculo para quem busca crescimento profissional. Ela lembra que muitos se sentem travados ao tentar gravar um simples story ou ao enfrentar uma plateia. “Eu nunca gravei um story na vida, nunca subi num palco,não sei por onde começar.”

Segundo Giovana, o primeiro passo para superar essa barreira é envolver-se com causas e grupos que incentivem a prática da exposição. Ela sugere que, para quem tem esse bloqueio, uma boa opção é participar de um grupo voluntário, seja na comunidade local ou em movimentos mais amplos. “Se envolva com um grupo que acredite que se expor é uma atividade válida. Pode ser no teu núcleo de empreendedorismo, na sua cidade, ou até mesmo em grupos voluntários da igreja”, recomenda. A ideia é dar os primeiros passos em um ambiente onde o objetivo seja se colocar de maneira intencional, sem pressões. “Esse movimento intencional de ir para esses grupos vai te forçar a entrar no palco e a falar com grupos”, explica. Além de ajudar a se sentir mais confortável, essa prática cria uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Giovana destaca também que, após se expor nesses grupos, é fundamental buscar ferramentas para aprimorar a comunicação. Para isso, ela sugere a oratória e mentorias como formas de lapidar a voz e a confiança. “Aí você busca técnicas, faz um curso de oratória, participa de mentorias”, sugere.

Além de sua experiência em oratória, Giovana Pedroso enfatiza um aspecto importante da comunicação escrita: o WhatsApp, por exemplo, não transmite tom de voz. “A mensagem escrita não tem tom. E isso pode ser um problema”, explica. Um simples “ok” ou uma mensagem com um ponto de exclamação pode ser interpretado de maneira errada, dependendo do estado emocional da pessoa que recebe. Ela aconselha que, em situações de emoção, a comunicação falada é mais eficaz. “Se tiver muita emoção, o áudio pode ser uma solução melhor. Ou, ainda, uma ligação ou uma reunião”, sugere. Quando há empatia envolvida, a comunicação pessoal e falada é essencial para que o tom e a mensagem sejam bem compreendidos, especialmente quando se trata de feedbacks ou assuntos delicados.

Giovana também reforça a importância de manter a naturalidade ao se comunicar, tanto no palco quanto em situações digitais. Para quem se sente inseguro sobre o uso das mãos durante uma apresentação, ela recomenda uma postura neutra: uma mão segurando a outra de forma relaxada. “É importante focar no valor do conteúdo que você está entregando, e não se preocupar excessivamente com cada movimento”, explica. Isso ajuda a manter a atenção no que realmente importa.

Por fim, quando o assunto é comunicação nas redes sociais, Giovana adverte sobre a importância de ter um posicionamento claro e respeitar o público. “Antes de postar, pergunte-se: ‘Isso é válido para o meu público? Está alinhado com o que espero transmitir?’”, orienta. Ela também alerta contra modismos que podem não fazer sentido para o seu público, como trends que funcionam para um tipo de negócio, mas não para o seu. “Se você replicar o que funciona para os outros, sem entender o seu público, isso pode ser um erro”, afirma Giovana.

Conheça um pouco mais sobre Giovana Pedroso

  • Livro que mudou sua vida? Ponto de Inflexão de Flávio Augusto
  • Um sonho ainda não realizado? Tornar a Comunica um grande movimento de comunicadores que buscam encontra sua voz
  • Maior conquista que te enche de orgulho? A primeira edição do Comunica
  • Uma decisão que você repensaria? De abandonar o CLT no ano em que abandonei
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Exercício físico
  • Filme ou série que te inspira a empreender? Série This Is Us
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Pare de se comparar e não pare de caminhar
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? Que o palco é um ambiente democrático
  • Música pop ou rock que te dá energia? Lenny Kravitz
  • O que seria seu “luxo” essencial? Poder ter o almoço da minha mãe
  • Qualidade que você busca nos outros? O valor da coerência, de viver aquilo que se fala
  • Causa ou valor pelo qual você luta? Democratização do palco
  • Como você se imagina daqui a 5 anos? Escrevendo um livro

 

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