HDR10+ na Netflix! TVs Samsung levam vantagem e LG+Dolby ficam pra trás

A Netflix acaba de anunciar uma novidade empolgante: agora, a plataforma está transmitindo conteúdos em HDR10+ para dispositivos compatíveis com AV1. Caso você não lembre, o HDR10+ é um formato de HDR dinâmico criado pela Samsung em parceria com a Panasonic e o estúdio 20th Century Fox — que, após a aquisição pela Disney, passou a se chamar 20th Century Studios.

  • Netflix terá suporte a vídeos em HDR10+ da Samsung
  • Eclipsa Audio: o que é e como funciona o padrão de áudio criado para concorrer com o Dolby Atmos
  • O GUIA DEFINITIVO DE TELAS DE TV: OLED ou QLED, IPS ou VA? Entenda de uma vez por todas

Esse formato aprimora a qualidade da imagem ajustando brilho, cor e contraste cena a cena. Isso permite um controle mais preciso sobre como áreas de alto brilho são exibidas, resultando em efeitos mais impactantes, especialmente em explosões e outras cenas onde o diretor quer destacar os highlights.

Conteúdo Relacionado
LG não acredita no HDR10+ e não prevê suporte para o formato no futuro

Sem suporte

LG não acredita no HDR10+ e não prevê suporte para o formato no futuro

HDR10+ finalmente

A Netflix tem uma longa trajetória com HDR, iniciada há quase uma década. Desde o começo, a plataforma investiu pesado nessa tecnologia para aprimorar a experiência de assistir a filmes e séries. Com isso, passou a produzir conteúdos em HDR, codificando e transmitindo para usuários com dispositivos compatíveis.

E essa aposta deu certo: nos últimos cinco anos, o uso de HDR cresceu mais de 300%, e o número de dispositivos compatíveis dobrou. Para se ter uma ideia, desde que lançou Marco Polo em HDR, em abril de 2020, a Netflix já acumula mais de 11.000 horas de conteúdo nesse formato, segundo dados da própria empresa.

Agora, a plataforma está passando por uma mudança estratégica em relação aos seus CODECs. E, dessa vez, o impacto pode ser positivo para os usuários, já que a Netflix está ampliando o suporte a HDR10+, um passo importante para a democratização dos formatos HDR.

E a Dolby?

O problema não está na adoção do HDR10+, que beneficia especialmente usuários de TVs Samsung, que não suportam Dolby Vision. A preocupação surge porque a Netflix tem reduzido gradualmente a oferta de conteúdos nesse último formato, que traz vantagens sobre o HDR10+, especialmente em termos de compatibilidade e variedade de títulos disponíveis.

E agora, como fica o Dolby Vision com a concorrência em alta? Assista ao nosso vídeo acima e entenda essa história!

Conteúdo Relacionado
HDR10, HDR10+ e Dolby Vision: guia completo de qualidade de imagem

TIPOS DE HDR

HDR10, HDR10+ e Dolby Vision: guia completo de qualidade de imagem

Fonte: Netflix

Adicionar aos favoritos o Link permanente.