A Força Aérea Brasileira lança com sucesso um foguete de teste do Centro de Alcântara

Como parte da Operação Falcão I/2025, a Força Aérea Brasileira lançou com sucesso um Foguete de Treinamento Básico (FTB) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão. O teste, realizado em 27 de março, teve como objetivo principal fortalecer a formação de operadores brasileiros na área aeroespacial.

A atividade, coordenada pelo Coronel da Aeronáutica Clóvis Martins de Souza, fez parte do cronograma de lançamentos deste ano. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e representa a 501ª missão realizada pelo CLA ao longo de seus 42 anos de história.

Dias antes da operação, uma equipe do CLA foi enviada a Alcântara e arredores para informar a comunidade sobre as medidas de segurança. Por meio da publicação “Aviso aos Navegantes”, pescadores e moradores próximos foram informados sobre a delimitação das zonas de acesso restrito no mar. Para isso, foram utilizadas imagens de satélite e material gráfico para identificar as áreas afetadas pela operação, além de fotografias do foguete e dos equipamentos técnicos envolvidos.

O lançamento representou uma oportunidade para avaliar as capacidades operacionais do CLA e fortalecer a cooperação com empresas do setor aeroespacial. Nesse sentido, o Engenheiro Aeroespacial e Representante Técnico da Innospace Brasil afirmou que “Após esta Operação, é uma oportunidade de interagir com os recursos e operadores envolvidos, estreitar laços institucionais e, à medida que as novas tecnologias implementadas nos forem apresentadas, trazer atualizações desses sistemas e procedimentos para a Innospace“.

No momento crucial, o FTB sobrevoou a Baía de São Marcos e, após três minutos de voo, completou sua trajetória com sucesso, impactando o mar dentro da área de segurança estabelecida. O teste permitiu avaliar os procedimentos de lançamento e otimizar os sistemas de controle.

Por fim, o Diretor do CLA, Coronel Martins de Souza, ressaltou a importância da operação como parte do treinamento para futuros lançamentos maiores. “A Operação Falcão I tem como objetivo treinar todos os nossos recursos operacionais para lançar foguetes maiores. Neste caso, o FTB atingiu um apogeu de 30 km e caiu no mar a 12 km da costa, em uma área controlada e segura.

*Imagem da capa usada para fins ilustrativos. Créditos: CLA.-

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – Começa no Rio de Janeiro uma das mais importantes feiras de Defesa e Segurança da América Latina

La entrada A Força Aérea Brasileira lança com sucesso um foguete de teste do Centro de Alcântara aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.