Um Il-38 da Marinha Russa foi interceptado por caças F-35C e F/A-18 enquanto vigiava a navegação do porta-aviões nuclear USS Carl Vinson no Pacífico

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais dias atrás, foi possível observar uma sequência particular que chamou a atenção de especialistas, quando uma aeronave de patrulha marítima Il-38N da Marinha Russa realizou uma passagem “escoltada” por caças F-35C e F/A-18 Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos em frente ao porta-aviões nuclear USS Carl Vinson (CVN 70). O episódio ocorreu no contexto do desdobramento de porta-aviões no Pacífico, sem uma data específica, e da recente atividade de vigilância e patrulhamento que vem sendo realizada há dias pela Aviação Naval Russa pertencente à Frota do Pacífico.

Nas últimas semanas, durante sua navegação rumo à área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (CENTCOM), o USS Carl Vinson (CVN 70), acompanhado por seu grupo de escolta e grupos aéreos embarcados, tem realizado uma série de atividades com forças navais de aliados e parceiros regionais. Isso foi demonstrado, por exemplo, pelo exercício realizado entre os dias 17 e 20 de março entre o porta-aviões e destróieres da Marinha da República da Coreia e da Força Marítima de Autodefesa do Japão, que teve como cenário o Mar da China Oriental.

Após essas atividades combinadas, o navio de propulsão nuclear da Marinha dos Estados Unidos dirigiu-se à ilha de Guam para uma escala logística, confirmando sua chegada em 24 de março, segundo comunicados oficiais.

Portanto, o recente episódio protagonizado por aeronaves russas e americanas pode ter ocorrido nos dias mencionados, considerando que agências de notícias russas relataram a atividade de aeronaves de vigilância e patrulhamento marítimo realizadas pela Frota do Pacífico.

Nessas circunstâncias, uma aeronave Il-38N (versão de patrulha marítima do Ilyushin Il-38) realizou um voo de patrulha de longa distância, no qual teria como objetivo monitorar a atividade do porta-aviões americano, operando sempre em espaço aéreo internacional. O que chama a atenção no episódio é a aproximação da aeronave russa, que foi interceptada por aviões de combate lançados do USS Carl Vinson. Conforme observado no vídeo viralizado, um caça furtivo F-35C e um F/A-18 Super Hornet realizaram uma passagem incomum em formação diante do porta-aviões da classe Nimitz.

Informações posteriores permitiram obter dados adicionais sobre o Il-38N, identificado com o número “27” Amarelo (RF-75320). Além disso, também foi confirmado que essa aeronave, ou outra destacada pela Aviação Naval Russa, foi interceptada no contexto dos exercícios mencionados por um caça F-15J da Força Aérea de Autodefesa do Japão.

Por fim, com a viralização do vídeo, porta-vozes da Frota do Pacífico indicaram que o episódio ocorreu durante a recente navegação do porta-aviões e que a interação entre as aeronaves de ambas as forças foi realizada de forma “segura e profissional”.

Você pode estar interessado em: Bombardeiros furtivos B-2 da Força Aérea dos EUA são enviados sem aviso prévio para a Ilha Diego Garcia, no Oceano Índico

La entrada Um Il-38 da Marinha Russa foi interceptado por caças F-35C e F/A-18 enquanto vigiava a navegação do porta-aviões nuclear USS Carl Vinson no Pacífico aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.