Demolição no Caio Martins: obra vai mudar paisagem de Icaraí; saiba tudo

Sinais de deterioração são vistos em arquibancada sobre a rua Presidente Backer


Sinais de deterioração são vistos em arquibancada sobre a rua Presidente Backer


|  Foto:
Lucas Alvarenga

A arquibancada do estádio Caio Martins, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, será parcialmente demolida para dar lugar a um reservatório de água. A obra promete acabar com alagamentos históricos na região, sendo considerada positiva por moradores, comerciantes e trabalhadores ouvidos pelo ENFOCO nesta segunda-feira (24), já que a estrutura atual apresenta sinais de deterioração, como ferros expostos e reboco caindo.

A parte da arquibancada que será removida fica sobre a Rua Presidente Backer e, segundo relatos de quem circula pelo local, já houve casos de pedaços de reboco atingindo veículos estacionados. O guardador de carros Diego Santos afirma que a intervenção chega em boa hora.

Aspas da citação

Já passou do tempo de fazer uma obra aqui. Quem olha para essa arquibancada se assusta e se sente inseguro de caminhar pela calçada. Já caíram pedaços de reboco em cima dos carros estacionados. Com essa obra, os clientes vão poder estacionar os carros com mais tranquilidade


Diego Martins,
guardador de carros

Aspas da citação

  • Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região

    Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região | Foto: Lucas Alvarenga
  • Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região

    Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região | Foto: Lucas Alvarenga
  • Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região

    Ferros expostos e reboco caindo geram medo na região | Foto: Lucas Alvarenga

Além da arquibancada, a construção do reservatório ocupará cerca de dois terços do campo e terá capacidade para armazenar 80 milhões de litros de água, segundo a Prefeitura de Niterói. A expectativa é que a iniciativa traga mais segurança e melhore a infraestrutura da região. As intervenções serão conduzidas pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION).

O projeto prevê também um parque público no local com quadras de futebol, vôlei, basquete, tênis e academias de ginástica.

O morador João Henrique Lima, que acompanha a degradação da arquibancada há anos, espera que os trabalhos comecem o quanto antes.

“Que isso seja feito o mais rápido possível, pois eu e outros moradores estamos há tempos vendo a degradação dessa arquibancada. Já estamos ansiosos para ver a obra no local”, afirmou.

Ainda não há um cronograma oficial para o início da demolição e da construção do reservatório, mas a expectativa é que o projeto traga melhorias na localidade.

Outros detalhes

De acordo com a Prefeitura, serão realizadas obras de macrodrenagem nas ruas Lopes Trovão e Presidente Backer e de microdrenagens em um quadrilátero delimitado pelas ruas Paulo César, Santa Rosa, Mariz e Barros e a Avenida Roberto Silveira. Ao todo, estima-se a construção de seis quilômetros de rede.

Todo o volume de água coletado pelas novas redes será depositado em um grande reservatório subterrâneo, que será construído no terreno onde hoje se encontra o campo abandonado do Caio Martins.

Com área de 130 m x 120 m e capacidade para 80 milhões de litros de água, o reservatório ocupará cerca de dois terços do espaço do campo, incluindo a parte das arquibancadas junto à Rua Presidente Backer, que precisarão ser demolidas. 

Para operar o sistema, três bombas de sucção serão responsáveis por transferir o volume de água para o reservatório, que terá a função de armazenar e liberar, de maneira controlada, o fluxo da água para o Rio Icaraí, evitando a ocorrência de enchentes e alagamentos.

Licitação ainda no primeiro semestre

A elaboração do projeto básico levou seis meses e considerou a preservação das estruturas dos imóveis de toda a região, que não sofrerão qualquer intervenção durante os trabalhos. A licitação para contratar a empresa que executará a obra será lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

A expectativa é de que, além da área que receberá as obras, o trabalho também beneficie as regiões adjacentes, como parte dos bairros Viçoso Jardim, Cubango, Santa Rosa e Pé Pequeno, que abrigam outras bacias.

“Agora é hora de avançar e ampliar os sistemas de drenagem de nossa cidade, como estamos fazendo em Charitas, Engenhoca e Barreto. Aposentamos a patrol na Região Oceânica e agora vamos virar essa página das enchentes na Avenida Roberto Silveira e no Largo do Marrão”, ressaltou o prefeito Rodrigo Neves.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.