Fusão com a Korean Air impacta frota do Airbus A380 da Asiana Airlines

Fusão com a Korean Air impacta frota do Airbus A380 da Asiana Airlines

A última operação do modelo entre Seul (ICN) e Tóquio (NRT) será em 28 de maio. Segundo a companhia, o retorno está previsto para 1.º de outubro. Durante esse período, os voos serão operados pelo Airbus A350-900, reduzindo a capacidade diária em 37%.

Além da suspensão na rota ICN-NRT, os voos do A380 para Bangkok (BKK) e Taipei (TPE) também serão interrompidos. O último voo para Bangkok ocorre em 18 de maio e o último para Taipei em 29 de maio. Ambos devem retornar também em 1.º de outubro.

A decisão faz parte de uma reestruturação na malha aérea da Asiana, visando a redistribuição da frota. A companhia realocará o A380 para a rota entre Seul e Nova York (JFK), que será retomada em 30 de maio.

Durante a ausência do A380 na rota entre Seul e Taipei, a Korean Air assumirá a operação com seus próprios superjumbos. A empresa detém aproximadamente 64% da Asiana, embora o processo de fusão entre as companhias ainda não esteja concluído.

Atualmente, o trecho entre Seul Incheon e Tóquio Narita conta com diversos voos operados por aeronaves de fuselagem larga. Segundo dados da Cirium, um terço das operações entre os aeroportos são realizadas com aviões de grande porte. Em 2024, mais de 10.000 passageiros viajaram diariamente entre as capitais da Coreia do Sul e do Japão, considerando também os aeroportos de Haneda (HND) e Gimpo (GMP).

Com a fusão entre Korean Air e Asiana Airlines em andamento, há incertezas sobre o futuro da frota do A380. Inicialmente, a Korean Air planejava aposentar todas as aeronaves desse modelo. Entretanto, atrasos na entrega de novos aviões podem levar à manutenção destas aeronaves e dos Boeing 747-8 por um período mais longo.

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