Intercontinental de Clubes: estádios das finais definidos

A Fifa anunciou, nesta terça-feira (12), que os estádios Lusail e 974, ambos localizados em Doha, no Catar, serão as sedes dos jogos decisivos do Intercontinental de Clubes 2024, marcado para dezembro deste ano. Os dois estádios, que foram palco da Copa do Mundo de 2022, receberão as partidas finais da competição, que retorna ao país após edições realizadas em 2019 e 2020.

O time mexicano Pachuca, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, enfrentará o vencedor da Conmebol Libertadores, Atlético-MG ou Botafogo, no Estádio 974, no dia 11 de dezembro. O vencedor desse confronto disputará, em 14 de dezembro, a Challenger Cup contra o Al-Ahly, do Egito.

Leia também

  • Arena 974 foi o primeiro 'estádio desmontável' do mundo

    É penta! Flamengo vence o Galo e é campeão da Copa do Brasil

  • Arena 974 foi o primeiro 'estádio desmontável' do mundo

    Vasco joga mal e perde de 3 a 0 para o Fortaleza

  • Arena 974 foi o primeiro 'estádio desmontável' do mundo

    Botafogo tropeça e não sai do zero com o Cuiabá no Niltão

A grande final do torneio acontecerá no dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas. Em seu regulamento, a Fifa definiu que um dos finalistas sempre será o atual campeão da Uefa Champions League, e, neste ano, o Real Madrid será o representante europeu.

Real Madrid já está na final e aguarda seu adversário para a disputa no Lusail


Real Madrid já está na final e aguarda seu adversário para a disputa no Lusail


|  Foto:
Divulgação

Participantes e novo formato

Cada continente terá um representante para que seja disputado o tão sonhado título mundial. A competição já conta com três equipes confirmadas, sendo elas o Al-Ahly (África), Pachuca (América do Norte/Concacaf) e o Real Madrid (Europa/Uefa). Nos playoffs, o Al-Ain (Ásia) eliminou o Auckland City (Oceania/Pacífico) por 6 a 2, porém, no jogo seguinte, foi superado pelo Al-Ahly pelo placar de 3 a 0.


A novidade implementada pela Fifa é que cada uma das fases renderá um troféu, separados em três títulos: Dérbi das Américas, Copa Challenger e Campeão Intercontinental. Além disso, em 2025, o “Novo Mundial de Clubes” terá 32 clubes ao todo.

A quarta e última vaga será definida após a final da Libertadores da América, a ser realizada em 30/11, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, entre Atlético-MG e Botafogo. O campeão da “Glória Eterna” disputará o troféu “Dérbi das Américas, diante do Pachuca (MEX) e, na sequência, disputa a “Copa Challenger”, diante do Al-Ahly (EGI).

Playoffs e Finais

Jogo 1 – Playoff África x Pacífico (22 de setembro)

Al Ain 6 x 2 Auckland City

Estádio Hazza bin Zayed – Emirados Árabes Unidos

Jogo 2 – Playoff Ásia x África (29 de outubro) Estádio Internacional – Cairo

Al-Ahly 3 x 0 Al Ain

Jogo 3 – Dérbi das Américas (11 de dezembro) – Estádio 974 – Doha

Botafogo ou Atlético-MG x Pachuca

Jogo 4 – Copa Challenger (14 de dezembro) – Estádio 974 – Doha

Vencedor Dérbi das Américas  x Al-Ahly

Final da Copa Intercontinental (18 de dezembro) – Estádio Lusail – Doha

Real Madrid x Vencedor Jogo 4

Adicionar aos favoritos o Link permanente.