Yamaha estuda nova tecnologia híbrida para motos; conheça a SPHEV

A Yamaha segue inovando no universo dos veículos elétricos e, entre seus projetos mais recentes, está o SPHEV (Series Parallel Hybrid Electric Vehicle).

Desenvolvido inicialmente em um scooter do porte do XMax, esse sistema híbrido pode ser aplicado a outros modelos da marca, ampliando suas possibilidades no mercado.

Vale destacar que a nova tecnologia da Yamaha é diferente da utilizada pela marca dos diapasões no scooter Fluo Hybrid Connected, que acaba de ser lançado pela empresa no Brasil. Confira mais detalhes nas próximas linhas deste artigo.

Nova tecnologia da Yamaha conta com três motores

Antes de mais nada, o sistema SPHEV da Yamaha combina três motores distintos para oferecer diferentes modos de condução:

  • Motor a combustão – Atua como gerador de energia e pode impulsionar o veículo diretamente.
  • Motor elétrico de tração – Responsável pela propulsão do scooter em modo elétrico.
  • Motor elétrico auxiliar – Funciona como gerador de energia e pode ajudar no acionamento do veículo quando necessário.

Essa arquitetura permite que o SPHEV opere de maneira eficiente, em suma, alternando entre os motores conforme a demanda de potência e energia.

O sistema SPHEV da Yamaha se adapta automaticamente ao estilo de pilotagem e às condições de uso, oferecendo diferentes modos de operação:

  • Modo 100% elétrico – Utiliza apenas o motor de tração, proporcionando uma condução silenciosa e sem emissões. Durante a desaceleração, o sistema de freio regenerativo recarrega a bateria, aumentando a autonomia.
  • Modo híbrido em série – O motor a combustão entra em ação para gerar eletricidade, garantindo maior alcance e eficiência energética.
  • Modo híbrido otimizado – Em velocidades médias e altas, o sistema alterna entre os motores para equilibrar desempenho e consumo de energia.
  • Modo Dual Boost – O motor elétrico auxiliar fornece potência extra para arrancadas mais rápidas e retomadas de velocidade.
  • Modo Triple Boost – Para máxima performance, os três motores funcionam simultaneamente, oferecendo aceleração instantânea e potência superior.

Plataforma versátil

O primeiro protótipo do SPHEV é baseado na plataforma do scooter XMax. A Yamaha destaca que a tecnologia híbrida permite um funcionamento dinâmico deste conceito, alternando entre os motores de acordo com a necessidade do condutor.

Aplicação da tecnologia SPHEV em outros modelos Yamaha

Um dos diferenciais do SPHEV é sua flexibilidade: a Yamaha destaca que a nova tecnologia pode ser aplicada em outras motocicletas de seu line-up, abrindo novas possibilidades para o mercado de veículos híbridos.

Acima de tudo, o projeto já ultrapassou a fase de conceito e se tornou um protótipo funcional, reforçando o compromisso da Yamaha com soluções inovadoras para a mobilidade do futuro.

Em suma, a Yamaha une o melhor dos motores elétricos e a combustão com a tecnologia SPHEV, criando um sistema híbrido de alto desempenho e eficiência. Contudo, essa tecnologia representa um grande avanço na evolução dos veículos híbridos, oferecendo uma experiência de pilotagem dinâmica, sustentável e alinhada às novas demandas do mercado.

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