A Força Aérea Brasileira abateu um avião vindo da Venezuela que transportava drogas

Como parte das operações de controle e vigilância aeroespacial realizadas no âmbito da Operação “Ostium”, a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na última terça-feira (11), uma aeronave utilizada para o transporte ilegal de drogas que entrou irregularmente no espaço aéreo brasileiro vinda da Venezuela.

Uma vez identificada como voo de trânsito ilegal, foram emitidas ordens de descida por meio de rádio, seguindo os protocolos estabelecidos, que buscam garantir que a aeronave pouse sem necessidade de uso de força.

Diante da falta de cooperação e da recusa em iniciar o pouso solicitado, a aeronave foi classificada como “hostil” e, inicialmente, foram realizados disparos de advertência para persuadir a tripulação. Após o descumprimento dos procedimentos aplicados, foram efetuados disparos de detenção, com o objetivo de impedir a continuação do voo.

Em seguida, a aeronave caiu em uma área de densa vegetação, sendo encontrados no local os dois tripulantes sem vida, além da carga de drogas transportada, conforme informado pela FAB. Embora os meios empregados não tenham sido divulgados, é provável que tenham sido utilizados aviões de ataque A-29 Super Tucano, considerando que essa aeronave foi empregada em operações recentes.

A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal. Sobre o caso, a FAB explicou que “seguindo os procedimentos coercitivos do Decreto nº 5.144, a aeronave foi declarada hostil e submetida a Disparo de Detenção (DET), medida utilizada como último recurso após o descumprimento de todas as ordens anteriores”.

Concluída a operação, na quarta-feira (12), um helicóptero H-60 Black Hawk do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV, Esquadrão Harpia) sobrevoou a área do acidente para confirmar a identidade da aeronave e validar a operação como parte do combate ao narcotráfico.

A interceptação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e fez parte da Operação Ostium, um programa voltado ao combate do tráfico ilícito na fronteira brasileira. Todas as ações foram realizadas conforme os protocolos das Medidas de Polícia do Espaço Aéreo (MPEA), estabelecidos na legislação vigente.

*Créditos das imagens: FAB

Pode lhe interessar: A Força Aérea Brasileira interceptou uma aeronave peruana que transportava 500 kg de drogas na região amazônica

La entrada A Força Aérea Brasileira abateu um avião vindo da Venezuela que transportava drogas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.