Onda de calor em Santa Catarina exige cuidados com saúde e proteção da pele

Os catarinenses enfrentam uma intensa onda de calor pelo menos até quarta-feira, conforme aviso meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Neste período, os termômetros podem se aproximar dos 40 graus em algumas regiões do estado, ampliando os riscos de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

A meteorologista da Defesa Civil Estadual, Nicolle Reis, alerta que as temperaturas devem se elevar significativamente. “O calor vai aumentando nesses dias de terça e quarta-feira. As áreas mais afetadas serão o Extremo-Oeste, com temperaturas na casa dos 38 graus durante as tardes, e o Litoral Sul, onde os termômetros podem se aproximar dos 40 graus. Outra região bastante impactada será o Vale do Itajaí, com máximas de até 38 graus nos próximos dias”, detalha. Diante desse cenário, a especialista recomenda que a população evite a exposição ao sol nos horários mais quentes e redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.

Crianças e bebês são especialmente vulneráveis aos impactos do calor extremo. A médica pediatra e conselheira do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Dra. Flávia Zandavalli, alerta para os sinais de insolação e desidratação nos pequenos. “A insolação pode apresentar vários sintomas, como pele seca e avermelhada, dor de cabeça, enjoo, sede excessiva e pouca produção de urina, que pode estar mais escura e concentrada. Além disso, uma criança com olhos fundos e boca muito seca merece atenção. É fundamental mantê-la em um ambiente arejado, oferecer banhos frescos e garantir hidratação constante. Caso os sintomas não melhorem ou surjam febre e vômitos, a orientação é procurar um médico imediatamente”, explica.

Além dos riscos à saúde, a exposição ao sol exige cuidados especiais com a pele. A médica dermatologista, Dra. Juliana Kida, reforça a importância da proteção solar. “Tomar sol é permitido, desde que seja feito com cautela. O uso de protetor solar é essencial, assim como roupas com fator de proteção UV. Além disso, deve-se evitar a exposição nos horários de pico da radiação ultravioleta B, entre 9h e 15h”, orienta.

Uma leve trégua no calor pode ocorrer na quinta-feira, com a aproximação de uma frente fria. No entanto, Nicolle Reis ressalta que as temperaturas seguirão elevadas em algumas regiões. “Apesar da chegada da frente fria, a expectativa é que o calor continue em algumas áreas, principalmente no Litoral, durante o final de semana”, projeta.

*Com informações Acaert

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.