As Forças Aeroespaciais Russas receberam o primeiro lote de novos caças Sukhoi Su-35S do ano de 2025

Apesar das atuais negociações em andamento, o conflito na Ucrânia não mostra sinais de um fim no curto prazo, razão pela qual o complexo industrial-militar russo continua focado na produção e entrega de novos equipamentos para repor as perdas sofridas ao longo de mais de três anos de combate. O mais recente exemplo foi apresentado pela United Aircraft Corporation (UAC) com a primeira entrega de 2025 de novos caças Sukhoi Su-35S às Forças Aeroespaciais Russas (VKS).

Sendo a última iteração da família Flanker, o Su-35S é um dos caças mais modernos atualmente fabricados pela Rússia para equipar suas Forças Aeroespaciais. Produzido na fábrica de aviação de Komsomolsk-on-Amur (também responsável pela fabricação dos novos Sukhoi Su-57), a aeronave incorpora uma série de novas tecnologias e capacidades, destacando-se a presença dos novos motores AL-41F1S, além de uma atualização da aviônica e do radar.

Como costuma ocorrer com esse tipo de anúncio, a UAC mantém em sigilo a quantidade de aeronaves que compõem cada lote de produção entregue às VKS, uma decisão que se aplica tanto aos Su-35S quanto a outras aeronaves, como os Su-34 Fullback e os Su-57 Felon. No entanto, juntamente com o comunicado oficial, o consórcio também divulgou um vídeo em seu canal no Telegram, onde é possível ver as novas aeronaves partindo para sua nova base de operações, o que sugere que o lote pode ser composto por duas ou três unidades.

Este novo grupo de caças Su-35S representa a primeira entrega registrada no ano de 2025. As entregas anteriores registradas ocorreram nos meses de abril e maio do ano passado, também se presumindo que os lotes eram compostos por duas ou três aeronaves cada.

A UAC destacou que: “… completaram um ciclo completo de testes de fábrica, foram aceitos pelo pessoal técnico e testados em diversos modos operacionais por pilotos do Ministério da Defesa da Federação Russa. As aeronaves realizaram o voo até seu aeródromo de destino.”

Além disso, no anúncio dos últimos dias, a empresa indicou que os esforços estão focados no aumento da produção do Su-35S, bem como dos aviões de ataque Su-34 e dos caças furtivos Su-57, afirmando que: “Nossa prioridade é aumentar o ritmo de produção dos equipamentos militares mais demandados, especialmente no que diz respeito aos caças Su-34, Su-35 e Su-57. Para cada um desses modelos, está previsto um aumento nos volumes de produção durante o presente ano. Para garantir a fabricação dessas aeronaves, continuaremos ampliando nossa capacidade de produção”, conforme declarou o diretor-geral da United Aircraft Corporation, Vadim Badekha.

Isso não é um detalhe menor, considerando que relatórios recentes indicam que a Rússia já concretizou, ou está prestes a concretizar, a venda de novos caças Su-35S e Su-57E (versão de exportação do Felon) para novos operadores internacionais.

Segundo informações divulgadas pelas próprias autoridades iranianas, o país confirmou a compra dos caças Su-35S da Rússia e teria incorporado as primeiras unidades destinadas a substituir os antigos F-14 Tomcat de origem norte-americana.

Por sua vez, a Argélia teria recebido caças Su-35S que estavam prontos na fábrica de Komsomolsk-on-Amur e que pertenciam ao contrato de produção fracassado com o Egito. Além disso, relatórios ainda não confirmados indicam que o país do norte da África pode ter se tornado o primeiro cliente da versão de exportação do Su-57.

Fotografias: UAC.

La entrada As Forças Aeroespaciais Russas receberam o primeiro lote de novos caças Sukhoi Su-35S do ano de 2025 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.