ZM na LAAD 2025 – DAMEN busca avançar na cooperação com marinhas e estaleiros da América Latina para a fabricação de navios militares

No âmbito da feira internacional LAAD Defence and Security 2025, a equipe da Zona Militar teve a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com a delegação da Damen presente no evento, na qual ficou mais do que clara sua intenção de fortalecer sua presença internacional por meio de uma maior cooperação com países latino-americanos. Trata-se de um importante ator da indústria naval europeia, cuja oferta abrange não apenas um amplo leque de navios para equipar as Marinhas da região, mas também a possibilidade de realizar projetos em parceria com estaleiros locais.

Destacando algumas das declarações do representante da Damen entrevistado, ao ser questionado sobre os principais programas da empresa na região: “Atualmente, nosso principal projeto é aquele para fornecer fragatas à Colômbia. Temos o contrato assinado desde agosto do ano passado e, neste momento, estamos trabalhando na assinatura de acordos com diferentes fornecedores que fornecerão os materiais para o projeto. Estamos bem encaminhados com isso (…) Estamos trabalhando com muitos países da América Latina que têm projetos em andamento para entender quais necessidades podemos atender. Conversamos com quase todas as Marinhas da região, apresentamos nosso portfólio de produtos e verificamos se eles podem atender às suas exigências.”

Como um de seus principais diferenciais, a empresa neerlandesa destacou que oferece a seus potenciais clientes uma abordagem flexível para trabalhar junto ao complexo industrial naval local, permitindo estimular o desenvolvimento de capacidades técnicas e econômicas. Isso está alinhado com as tendências observadas em diferentes mercados ao redor do mundo, onde o envolvimento de empresas locais se tornou uma norma. Nesse sentido, vale destacar que o projeto de fragatas para a Armada Nacional da Colômbia está sendo desenvolvido em parceria com a COCTEMAR, que contribuirá para o desenvolvimento de um navio baseado no design SIGMA 10514, ao qual serão adicionados equipamentos conforme as especificações da força.

Por outro lado, em relação aos produtos oferecidos na LAAD 2025 que mais chamaram a atenção das diferentes delegações latino-americanas, além do já citado projeto de fragatas para a Colômbia, a Damen destacou seus navios-patrulha oceânicos fornecidos à Marinha do Paquistão (conhecidos como classe Yarmook), dos quais já entregou quatro exemplares à instituição, o último deles em janeiro deste ano. Para os representantes da empresa, esse modelo se constitui como uma alternativa interessante para equipar tanto Marinhas quanto Guardas Costeiras de países com recursos limitados, considerando que o navio base é fornecido ao país e este último é responsável por equipá-lo conforme seus orçamentos e necessidades específicas.

Seguindo essa linha, foi feita uma menção especial à nova classe de navios de apoio logístico projetada para a Real Marinha dos Países Baixos, contando com duas variantes disponíveis denominadas LSS 9000 e LSS 11000. São embarcações com capacidade de reabastecer combustível, munições e outros suprimentos essenciais para os navios da instituição e seus aliados da OTAN em alto-mar, além de participar de missões de apoio humanitário. Esse tipo de navio faz parte de um programa mais amplo de renovação da força, no qual a Damen também terá um alto grau de participação, prevendo-se sua conclusão nos próximos dez a quinze anos.

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – A Rosoboronexport promove os caças Su-57 e S-35 que equipam as Forças Aeroespaciais Russas no Rio de Janeiro

La entrada ZM na LAAD 2025 – DAMEN busca avançar na cooperação com marinhas e estaleiros da América Latina para a fabricação de navios militares aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.