“Enquanto o povo continuar dando esmola, vão permanecer”, afirma Pegorini sobre moradores em situação de rua em Itajaí

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Fernando Pegorini (PL), concedeu entrevista ao Olhar do Vale durante a segunda sessão do ano legislativo de 2025, destacando a presença da Deputada estadual Ana Campagnolo durante a sessão e detalhou o novo projeto de lei de sua autoria, que regulamenta o uso de ciclo motores na cidade.

“É muito importante a presença da deputada aqui, a mais votada de Santa Catarina, que esteve aqui realmente trazendo notícias e novas emendas parlamentares para poder realmente contribuir com a nossa Itajaí, com a região,” afirma o presidente.

Pegorini também falou da relevância do requerimento de autoria do vereador Maurílio Moraes, que discute a Operação Recomeço, uma ação de enfrentamento à situação de rua no município.

Para o presidente, a operação é um passo importante para resolver um dos maiores problemas enfrentados pela cidade litorânea, que, devido à sua proximidade com o mar, atrai um número significativo de moradores em situação de rua. O presidente reconhece que a ação do governo municipal, das forças de segurança e da sociedade são fundamentais para que a operação obtenha sucesso.

“O requerimento foi importante para buscar mais informações para que a Câmara de Vereadores também faça esse acompanhamento da operação e possa contribuir também com as correções que devem ser feitas e, claro, que poder contribuir da melhor forma possível com o Executivo Municipal, com a Polícia Militar, com a Secretaria de Assistência Social, as Forças de Segurança do Estado e do Município, porque é uma operação que a própria população tem contribuído. E, hoje, eu manifestei uma situação que eu acho muito importante. O povo tem que parar de doar esmola nos semáforos aqui do município de Itajaí.  Enquanto o povo continuar fazendo essa doação às pessoas em condição de rua, eles vão permanecer nas ruas.  Não há operação que vá resolver tudo. Nós precisamos estar de mãos dadas também com a população, cada um fazendo a sua parte. O governo municipal, a Câmara, o Poder Público têm feito a sua parte. Nós precisamos andar de mãos dadas para poder resolver essa situação de uma vez por todas,” afirma.

O presidente do legislativo comentou também sobre a regulamentação de ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes, veículos cada vez mais presentes no dia a dia dos itajaienses, mas que carecem de normas específicas para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Pegorini propôs uma audiência pública para discutir o tema, buscando soluções para a mobilidade urbana de forma organizada e segura.

“O requerimento foi para poder agora trazer uma audiência pública para a gente debater melhor e trazer as autoridades, conversar com a população para a gente trazer um regramento e trazer maior proteção ao cidadão itajaiense, com relação a esses veículos que, de certa forma, contribuem para a mobilidade do município, mas, sem regramento, acabam prejudicando. Então, a opção é trazer um regramento para poder proteger nosso cidadão”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.