Unidade de monitoramento de chuvas indica cenário de risco para Alagoas e outros estados

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden – divulgou a previsão de riscos geo-hidrológicos para esta quinta-feira (06) no estado de Alagoas. Segundo o órgão, a probabilidade de chuvas intensas que podem causar danos nas regiões intermediárias de Maceió e de outras três capitais do Nordeste é considerada alta devido aos altos acumulados observados nas últimas 24 horas.

O Cemaden informou que, somados à previsão da meteorologia, os volumes de chuva nas bacias hidrográficas devem aumentar ainda mais e consequentemente elevar os níveis dos rios e açudes localizados nessas regiões (Maceió, Recife, João Pessoa e Natal). “Não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações de rios e córregos urbanos e alagamentos temporários de áreas rebaixadas”, informou o órgão.

O Cemaden alertou também que a possibilidade de movimentos de massa, ou seja, deslizamento de terra, também é alta, por causa da presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade, aos altos acumulados de chuva nas últimas horas, que superam 250 mm em 24 horas em alguns municípios de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Também há previsão de continuidade das chuvas no decorrer do dia, que pode ser de forte intensidade localmente. “Este cenário indica que há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, induzidos e esparsos em áreas suscetíveis, incluindo quedas de barreiras em estradas e rodovias”, concluiu o relatório do Cemaden.

Defesa Civil de Alagoas monitora situação

A Defesa Civil de Alagoas informou, nessa quarta-feira (05), que monitora as chuvas que caem em algumas regiões de Alagoas. Também explicou que, apesar do acumulado de chuva registrado em alguns municípios, não havia risco de transbordamento de rios no estado.

“Não temos nenhum município em situação de emergência. Estamos monitorando as chuvas que caem no estado desde a manhã de hoje e não há risco de transbordamento de rios no estado. Choveu acima da média em Maceió e na Zona da Mata alagoana. A previsão é de mais chuva na região do Litoral nas próximas horas. A Defesa Civil segue acompanhando e monitorando esse cenário”, disse o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés. 

Alertas de chuvas intensas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas de chuvas intensas para todo o estado alagoano nesta manhã. Um é de cor vermelha, de grande perigo, e corresponde a área do Litoral. Ele é válido até às 8h.

Também tem o alerta laranja do Inmet, de perigo, concentrado em municípios, na maioria, da região da Zona da Mata. Já o alerta amarelo, de perigo potencial, abrange o Leste de Alagoas, como as regiões Agreste e Sertão. Os dois têm validade até às 10h.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.