Positividade tóxica: quando o otimismo se torna um problema

Você já deve ter ouvido frases comuns, como ‘vai ficar tudo bem’ ou ‘pense positivo’ em um momento difícil ou doloroso. Embora bem-intencionadas, elas podem invalidar a dor do outro. Para isso há um nome: positividade tóxica, e acontece quando as emoções negativas são invalidadas em nome de um otimismo excessivo. Apesar de parecer uma abordagem benéfica, essa prática pode prejudicar a saúde mental, reprimindo sentimentos legítimos e impedindo a expressão emocional autêntica.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Ouça o Like 103.3 no Spotify.

O mal da positividade tóxica

Segundo a psicóloga Maria Klien, esse tipo de pressão leva ao isolamento emocional. “Quando nos sentimos pressionados a ignorar ou mascarar nossas dificuldades, acabamos impedindo a conexão genuína com outras pessoas, que também enfrentam desafios semelhantes”, aponta. Além disso, ao desconsiderar emoções como tristeza, raiva ou frustração, dificulta-se o aprendizado e o enfrentamento de desafios.

Bolinhas vermelhas tristes e uma verde sorridente no meio
Freepik
  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Como proceder diante de uma situação assim

Maria explica que criar espaços seguros para expressar todas as emoções – positivas ou negativas –, é essencial para o bem-estar psicológico e a inteligência emocional. Quando não existe essa alternativa, muitas pessoas podem – por pressão alheia – subestimar seus sentimentos, deixando de buscar um tratamento adequado para tratar das questões emocionais.

O combate à positividade tóxica não significa adotar um olhar pessimista, mas sim reconhecer que todas as emoções têm um papel importante no crescimento pessoal. Ao permitir a vivência completa dos sentimentos, abre-se caminho para um equilíbrio emocional mais saudável e autêntico.

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

O post Positividade tóxica: quando o otimismo se torna um problema apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.