Um “dilúvio” afeta Maceió nesta quarta-feira

A constatação é da Defesa Civil de Maceió: em cerca de uma hora, no início da manhã desta quarta-feira (5), a cidade recebeu 66mm de chuva, alcançando 82,5% do previsto para todo o mês de fevereiro.

As chuvas fortes foram acompanhadas por raios e trovões, fazendo valer a máxima popular de que a trovoada de início de ano tarda, mas não falta.

A intensidade da precipitação das águas causou transtornos em toda a cidade, inclusive na parte alta, com efeito maior na parte baixa, por conta da quantidade de córregos e canais.

Até o Riacho Salgadinho alcançou um nível próximo do transbordamento, algo muito difícil de se verificar atémesmo em período de inverno.

Em função dos alagamentos, algumas pessoas tiveram de ser socorridas, embora não tenha havido, até a postagem deste texto, maiores consequências em termos de danos materiais, salvo casos isolados, a exemplo do desabamento de um muro da Sococo, em Mangabeiras, e o registro do deslizamento de uma barreira.

O que demonstra o acerto da Prefeituta de Maceió em investir fortemente na contenção de encostas, justamente como forma de prevenção de chuvas fortes, como hoje.

Fica uma lição a respeito de situações semelhantes à que o maceioense vive hoje: nenhuma cidade, por maior porte e infraestrutura que tenha, está preparada para eventualidades climáticas de grande intensidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.