Qual o melhor avião para se comprar? (Frota de 2025)

avião compra venda

É evidente que “o melhor avião para se comprar” deve atender aos requisitos iniciais (ou prioritários) de orçamento disposto (seja pra compra, como também para operação), e depois a análise do que se pretende fazer ou usar. Por isso, esse artigo traz dados sobre fatos que ocorreram no passado, especialmente no ano de 2024, de forma a sinalizar a frota de modelos que pode ter uma valorização natural de mercado, assim como retenção de seu valor,  com base em números disponibilizados pelos órgãos reguladores e associações independentes, estatísticas calculadas, e somente isso. Não trata especificamente em ditar o avião que se deve comprar, denegrindo outra porção de alternativas semelhantes.

Ressaltadas as considerações, vamos à diversão!

Fique até o final, porque o resultado é lindo de se ver! Você vai notar, inclusive, que alguns aviões que representam retração mundo a fora, registra crescimento significativo no Brasil. E isso não está escrito em nenhum lugar, senão aqui na AEROFLAP.

Piper M600 no artigo melhor avião para compra

Bom, comparando com 2018, a frota de aeronaves no Brasil cresceu cerca de 13% no período, totalizando hoje 10.849 aeronaves em situação de aeronavegabilidade, ou seja, não há qualquer impedimento para voo. Esse incremento pode ser explicado por importações aeronaves usadas, entregas de novas por fabricantes, ativação de aeronaves antes paradas, novos aviões operando sob forma de leasing, entre outros motivos.

O número reflete somente aeronaves em condições de voo, desprezando outras considerações, como por exemplo, sua categoria de registro, que pode ser particular, regular, de pulverização, instrução, planador, experimental, ultraleve, etc.

Contudo, hoje o cenário da aviação representa esta lista com as 15 maiores frotas de aeronaves do Brasil.

Posição Modelo (ICAO) Quantidade
IPAN (Ipanema) 1.015 aeronaves
PA34 (Todas as versões de Seneca) 605 aeronaves
SR22 (Cirrus SR22 e SR22T) 421 aeronaves
AT5T (Air Tractor, família 500) 373 aeronaves
BE9L (Todas as versões de C90) 327 aeronaves
BE58 (todos, incluindo o G58) 325 aeronaves
AS50 (Todas as versões do “Esquilo”) 297 aeronaves
C182 (Todas as versões do Skylane) 268 aeronaves
C172 (Todas as versões do Skyhawk) 246 aeronaves
10º R66 (Helicóptero Robinson) 235 aeronaves
11º BE36 (Todas as versões do Bonanza) 201 aeronaves
12º C188 (AGtruck) 190 aeronaves
13º BE20 (Todas as versões do B200) 188 aeronaves
14º P28R (Todas as versões de Corisco) 187 aeronaves
15º C208 (todos os modelos de Caravan) 183 aeronaves

Fonte: RAB. ANAC. Dezembro de 2024.

Dessa lista, as frotas que mais cresceram em um ano (2023 – 2024), foram:

Posição Modelo (ICAO) Var. (unidades)
SR22 60 aeronaves
AT5T (Air Tractor família 500) 41 aeronaves
R66 (Helicóptero Robinson) 33 aeronaves
IPAN (Ipanema) 32 aeronaves
P46T (Meridian/M500/M600) 21 aeronaves
P28T (Arrow, Corisco) 20 aeronaves
C152 (treinador popular da Cessna) 19 aeronaves
PA34 (Todas as versões de Seneca) 17 aeronaves
C210 (Centurion, Cessna) 16 aeronaves
10º C525 (Citation CJ, CJ1, CJ1+) 15 aeronaves
11º R44 (Helicóptero a pistão) e PA32 14 aeronaves
12º BE58 e AT3T (Air Tractor) 12 aeronaves
13º C206, C208 (Caravan), E50P (Phenom) e P28R (Corisco) 11 aeronaves
14º A109 (Helicóptero Leonardo) 10 aeronaves
15º BE9L (Todas as versões do C90) 9 aeronaves

O mais curioso da última tabela é o crescimento de Seneca, que impressionantemente inverte uma retração histórica anual, desde 2018, para um crescimento – apesar de tímido comparado ao total da frota – no ano de 2024, conforme se observa na imagem a seguir. Inclusive, esse fato mantém o modelo quase intocável na liderança de maior frota do Brasil, desprezando as aeronaves agrícolas.

Variação média de 6 anos e no último ano das aeronaves

Já em termos de percentual de variação, o que poderia ser interpretado como um “potencial” de crescimento (razão entre a diferença dos períodos analisados), notamos o contrário da lista acima:

  • Vemos o C525 (CJ, CJ1 e CJ1+) com o maior percentual: 19,5% (adicional de 16 unidades);
  • Seguido do BE55 (Vulgo “Barinho”): 18% (8 unidades a mais); e,
  • F2TH (Falcon 2000): 17% (3 unidades a mais no ano).

Contudo, podemos definir:

A FROTA QUE MAIS CRESCEU EM 2024: CIRRUS SR22
A FROTA DE JATO QUE MAIS CRESCEU: C525 (CJ, CJ1 e CJ1+)
TURBOÉLICE DA EXEC QUE MAIS CRESCEU: P46T (MERIDIAN/M500/M600)
HELICÓPTERO QUE MAIS CRESCEU: R66

Essa é a conclusão de um ano do mercado no Brasil.

Agora, fico aqui imaginando o que você, caro leitor, está pensando, “Ahn, mas nos Estados Unidos deve ser diferente. Tanto que esses caras nem vão abordar sobre”. Enfim, mineramos os dados fornecidos pela FAA e conseguimos trazer algumas conclusões. Evidentemente, até nossa equipe se espanta com o resultado, que serve como uma BOMBA para as nossas percepções de país “em desenvolvimento”.

O mais engraçado foi notar que são tantos números, que até o Excel trava algumas vezes, antes de completar a importação. Por isso, abandonamos a velha ferramenta e passamos a focar a manipulação de dados em outras plataformas, como o Python.

Bom, o objetivo, portanto, é trazer uma realidade do país estrangeiro para se comparar com o nosso. Por isso, nos abstemos dos detalhes. Enfim, vamos aos números de 2024, da mesma forma como fizemos do Brasil.

Este é o cenário da aviação nos EUA, contendo as 15 maiores frotas de aeronaves:

Posição Modelo (ICAO) Quantidade
C172 (todas as versões de Skyhawk) 28.217 aeronaves
PA28 (Todas as versões de Archer) 17.851 aeronaves
C182 (Todas as versões de Skylane) 13.412 aeronaves
C150 (Treinador da Cessna, de 100hp) 11.326 aeronaves
M20 (Todas as versões do Mooney) 5.997 aeronaves
BE36 (Todas as versões do Bonanza) 3.820 aeronaves
SR22 (Cirrus) 3.759 aeronaves
C206 (Todas as versões do 206) 3.480 aeronaves
C210 (Todas as versões do Centurion) 3.390 aeronaves
10º J3 (Piper Cub) 2.869 aeronaves
11º B737 (Todas as versões do Boeing) 2.590 aeronaves
12º SR22T (Cirrus turbo alimentado) 2.433 aeronaves
13º 7AC (Aeronca) 1.912 aeronaves
14º BE58 (Todas as versões de Baron 58) 1.646 aeronaves
15º C152 (treinador da Cessna) 1.578 aeronves

Dessa lista, somente o Boeing 737 aparece com tipo de motor diferente. O restante é tudo motor à pistão. Por isso, de forma a ficar mais clara, pulamos alguns itens da lista até chegar o primeiro turboélice:

Posição Modelo (ICAO) Quantidade
18º PC12 (O monomotor da Pilatus) 1.292 aeronaves
19º R44 (Somente a versão II) 1.226 aeronaves
23º C180 (O convencional da Cessna) 1.069 aeronaves
24º BE55 (vulgo “Barinho”) 1.062 aeronaves
28º F33 (As versões do Bonanza 33) 963 aeronaves
29º PA34 (Todas as versões de Seneca) 954 aeronaves
30º TBM700 (Todas as versões do TBM) 914 aeronaves

Enfim, o PC12 ganha como a maior frota de turboélice! No entanto, o sucesso não reflete no Brasil porque o modelo possui ainda 49 exemplares em condição de voo, o que mantém a frota como número 53, quanto a maior número do país.

Quanto a jatos executivos, nos EUA a maior frota pertence ao C560 (Citation V, Ultra e Encore), com 582 aeronaves voando, e o Phenom 100, com 568. Impressionantemente, a terceira maior frota de jatos executivos é do CirrusJet, com 564 aeronaves.

Agora, vamos às maiores variações da frota em 2024, nos EUA:

Posição Modelo (ICAO) Var. (unidades)
M20 (Versões do Mooney) 2.263 aeronaves
C206 (Todas as versões do 206) 1.135 aeronaves
C210 (Versões do Centurion) 1.088 aeronaves
SR22T (Cirrus, turbo) 792 aeronaves
Piper J3 Cub 771 aeronaves
SR22 (Cirrus, aspirado) 617 aeronaves
B737 (Boeing) 569 aeronaves
7AC (Aeronca) 336 aeronaves
C152 (Cessna) 328 aeronaves
10º C140 (Cessna, trem convencional) 325 aeronaves
11º BE36 (Todas as versões de Bonanza) 260 aeronaves
12º BE58 (Todos os Baron 58) 253 aeronaves
13º PA12 (parecido com o Paulistinha) 147 aeronaves
14º SR20 (Cirrus, de menor potência) 89 aeronaves
15º BE55 (vulgo “barinho”) 87 aeronves

Com exceção do Boeing, todos são motores à pistão. Por isso, vamos pular até mostrar o primeiro turboélice:

Posição Modelo (ICAO) Var. (unidades)
18º PC12 (Pilatus) 71 aeronaves
21º PA34 (Seneca) 65 aeronaves
26º TBM700 34 aeronaves
30º BD-100-1A10 (Challenger 300) 22 aeronaves
31º A321 (Airbus) 16 aeronaves

Contudo, o resumo do mercado dos EUA, no ano de 2024:

A FROTA QUE MAIS CRESCEU EM 2024: Mooney, família M20
A FROTA DE JATO QUE MAIS CRESCEU: Challenger 300
TURBOÉLICE DA EXEC QUE MAIS CRESCEU: Pilatus PC12
HELICÓPTERO QUE MAIS CRESCEU: Bell 407

Bom, e como podemos relacionar esses dados com o mercado no Brasil? “Agora que o negócio começa a ficar mais interessante…”

Você lembra que uma de nossas conclusões é que o PA46T (Meridian/M500/M600) é o turboélice que mais cresceu em 2024 com incremento de 21 aviões por ano no Brasil? Pois bem, no outro lado do hemisfério o modelo teve uma retração de 89. (para entender mais sobre esse avião, leia outro artigo clicando aqui, postado sobre o modelo).

O King Air C90 (todas as versões de BE9L), cuja história e curiosidades nós publicamos aqui, teve um aumento de 9 unidades na frota brasileira de 23 a 24, e 17 unidades de 22 a 23. Enquanto isso, nos EUA, houve uma retração de 34 aeronaves na frota de 23 a 24.

Continuando na mesma linha, o Phenom 100 teve um aumento de 11 aeronaves na frota brasileira, apesar da retração de 61 nos EUA.

O Citation Bravo (C550) teve um aumento de 5 aeronaves no Brasil, enquanto perdeu 57 nos EUA. É similar ao Citation Mustang (C510), que registrou aumento de 4 aviões, numa ascensão contínua anual, enquanto teve retração de 69 nos EUA.

Enfim, curioso esses mercados distintos não? Se você gosta desse tipo de conteúdo, continue conosco e caso precise de consultoria para compra ou venda de sua aeronave, não hesite em nos chamar, pelo e-mail [email protected]. Temos uma equipe qualificada, escolhida a dedo, para te auxiliar sempre pautado com os melhores estudos, análises e dados realistas, verdadeiros.

Até mais!

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