Para que serve o carbonato de cálcio? Conheça as propriedades desse suplemento

Apesar de ser um nutriente abundante no corpo humano, para muitas pessoas, a quantidade de cálcio ainda obtida pela alimentação ainda não é suficiente. Nesses casos, entra em ação o carbonato de cálcio, que pode ser consumido como medicamento ou suplemento alimentar para a reposição do mineral.

Pote de comprimidos com comprimidos espalhados

O carbonato de cálcio serve como suplemento e medicação  – Foto: Pixabay

Carbonato de Cálcio para que serve?

Basicamente, o carbonato de cálcio é um suplemento recomendado para complementar as necessidades diárias de cálcio no organismo, também sendo utilizado como medicamento para o tratamento da osteoporose e da hipocalcemia, que é a deficiência de cálcio no sangue.

A forma mais habitual como ele é encontrado é em comprimidos, com a dosagem de 1250 mg da substância, o que equivale a 500 mg de cálcio.

Encontrado em farmácias e drogarias, o carbonato de cálcio também é fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), perante prescrição médica.

Como ele possui múltiplas atuações, o carbonato de cálcio deve ser consumido com indicação médica, com a dosagem correta, de acordo com a necessidade do tratamento.

Carbonato de cálcio como medicamento

Como medicamento, o carbonato de cálcio é utilizado para a recuperação do nível do nutriente no corpo (hipocalcemia), para prevenção da osteoporose e tratamento de doenças renais.

Mulher de costas com gestual de dor

A falta de cálcio pode causar problemas ósseos, como a osteoporose, e provocar dores musculares – Foto: Canva/Divulgação/ND

Outro papel desse medicamento é na correção de outros componentes no organismo, como no equilíbrio do fósforo e na deficiência de vitamina D.

Em algumas situações, o carbonato de cálcio também pode ser aplicado como um antiácido, neutralizando os sintomas da azia e refluxo gástrico.

Para cada uma dessas aplicações, é importante observar a recomendação médica, tanto em relação à dosagem quanto ao tipo de suplementação, para que o corpo não sofra com a hipercalcemia, que é o excesso do cálcio no sangue.

Carbonato de cálcio como suplemento

Já na função de suplemento, a principal serventia do carbonato de cálcio é a reposição do nutriente para pessoas que possuem deficiência do nutriente no corpo.

Sobretudo, ele é utilizado por grupos específicos, como gestantes e lactantes, que possuem maior necessidade de cálcio, ou de crianças que estão em fase de crescimento.

Da mesma maneira, o comprimido serve como tratamento para doenças como a osteoporose e deficiência de cálcio no sangue, sendo consumido conforme prescrição médica de forma contínua, numa dosagem adequada e equilibrada.

Benefícios do carbonato de cálcio para em tratamento de doenças

O carbonato de cálcio é amplamente utilizado como suplemento para pessoas com ingestão insuficiente de cálcio ou que sofrem de osteoporose.

Nesses quadros, seus principais benefícios são referentes à manutenção da saúde óssea e prevenir eventuais fraturas em casos de queda, por exemplo.

Para o tratamento da osteoporose, o carbonato de cálcio é suplementado na dieta do paciente, junto com outros componentes, como a vitamina D, que ajudam no aumento da resistência de ossos e dentes.

Já nos casos de hipocalcemia, o suplemento é uma fonte de reposição do cálcio, usado diariamente para ajudar a atingir o nível adequado da substância no corpo.

Vale lembrar que com o consumo de alimentos ricos em cálcio na dieta, a proporção do complemento vai sendo reduzida, até a estabilização do nutriente no corpo.

Lata de sardinha em primeiro plano junto a um prato com torradas e sardinha

A sardinha é um dos alimentos mais ricos em cálcio – Foto: Freepik/ND

Como tomar o Carbonato de Cálcio

Administrado de forma oral, os comprimidos de carbonato de cálcio possuem a quantidade de 1250 mg do componente, e devem ser ingeridos junto com água, nos horários prescritos pelos profissionais de saúde.

Considerando as medidas, o ideal é a ingestão de um comprimido por dia para adultos, mas essa quantidade deve ser orientada por médicos.

Como cuidados no consumo do suplemento, é preciso que o paciente esteja ciente acerca dos efeitos colaterais, como prisão de ventre, irritação gastrointestinal, enjoos e eventual aumento do nível de cálcio no sangue e urina.

Por isso, o  carbonato de cálcio não deve ser usado por pessoas que têm hipercalcemia, bem como por quem tem hipersensibilidade ao medicamento ou a qualquer componente presente na composição do suplemento alimentar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.