Conheça a Perplexity, IA que estará nos celulares da Vivo

A Vivo, uma  das principais empresas de telefonia atuantes no país, passou a disponibilizar para seus clientes a assinatura de um ano do serviço da Perplexity AI, uma empresa de inteligência artificial norte-americana. 

O acordo global entre o Grupo Telefônica (detentor da Vivo) e a Perplexity disponibiliza o acesso à versão PRO da plataforma aos usuários brasileiros elegíveis ao programa de relacionamento Vivo Valoriza.

Atualmente, a versão PRO para assinantes regulares custa R$ 99,90 por mês ou R$ 999,90 por ano, o que representa para os clientes da Vivo um desconto de quase R$ 1 mil no primeiro ano de uso.

O assinante da Vivo poderá escolher o modelo de IA que prefere para gerar as respostas, como Claude 3.5 Sonnet, Claude 3 Opus, GPT-4o, Grok-2 e modelos internos da Perplexity, como o Llama 3.1, Sonar Large e Sonar Huge.

A Perplexity AI é uma ferramenta de busca avançada que utiliza modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês) para fornecer respostas em tempo real. Segundo a empresa, essas informações são precisas, contextualizadas e com indicação de fontes. 

Na prática, a plataforma permite que o usuário faça perguntas em linguagem natural, como em uma conversa, e a Perplexity utiliza um sistema híbrido que combina informações de diferentes fontes para responder. 

Em alguns casos, as respostas vêm acompanhadas de imagens ou fotos. A ferramenta também resume arquivos em PDF, lê arquivos no formato CSV (planilhas) e traduz textos.

Recentemente, a startup lançou seu aplicativo para uso na plataforma Windows. 

Anteriormente, a ferramenta só podia ser acessada via web, com algumas limitações. Com isso, a Perplexity pretende explorar o potencial da IA como assistente virtual e acirrar a disputa com outros concorrentes, incluindo o Copilot, da Microsoft.

Apesar de prometer a citação de fontes, a Perplexity já foi acusada de violar direitos autorais. Em junho, a Forbes disse que a empresa utilizou uma de suas reportagens investigativas e veiculou o conteúdo na plataforma sem creditar a fonte. 

Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, reconheceu o erro e informou que a situação seria corrigida. A revista Wired também reportou que a Perplexity parafraseava histórias suas de maneira imprecisa e com pouca contribuição adicional. 

Já o New York Times emitiu uma notificação solicitando que a Perplexity não utilizasse seu conteúdo em suas aplicações de IA generativa.

Polêmicas à parte, a Perplexity conta com um grupo de investidores renomados, como Jeff Bezos, fundador da Amazon; a NVIDIA, líder em processamento gráfico e inteligência artificial; e a Databricks, plataforma de análise de dados em larga escala. 

Em janeiro deste ano, a empresa captou um financiamento Série B de US$ 73,6 milhões, avaliando a startup em aproximadamente US$ 520 milhões. 

Atualmente, a Perplexity está em processo de obter US$ 500 milhões em um novo financiamento, o que elevaria sua avaliação para US$ 9 bilhões. 

Segundo o site Investing.com, esta nova rodada de financiamento é liderada pela Institutional Venture Partners (IVP), empresa de capital de risco que já possui assento no conselho da Perplexity.

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