Emirates anuncia lucro de 2,8 bilhões de dólares

Emirates anuncia lucro

O grupo Emirates anunciou hoje seu melhor desempenho financeiro semestral, registrando um lucro antes de impostos de AED 10,4 bilhões (US$ 2,8 bilhões) nos primeiros seis meses de 2024-25, superando seu lucro recorde antes de impostos no mesmo período do ano passado.

Este é o primeiro ano financeiro em que o imposto de renda corporativo dos Emirados Árabes Unidos, promulgado em 2023, é aplicado ao Emirates Group. Após contabilizar a cobrança de imposto de 9%, o lucro do Grupo após impostos é de AED 9,3 bilhões (USD 2,5 bilhões).

Demonstrando sua forte lucratividade operacional, o Grupo manteve um EBITDA robusto de AED 20,4 bilhões (US$ 5,6 bilhões), ligeiramente abaixo dos AED 20,6 bilhões (US$ 5,6 bilhões) do ano passado.

A receita do grupo foi de AED 70,8 bilhões (US$ 19,3 bilhões) nos primeiros seis meses de 2024-25, um aumento de 5% em relação aos AED 67,3 bilhões (US$ 18,3 bilhões) do ano passado. Isso reflete a demanda consistentemente forte dos clientes em todas as divisões de negócios e regiões.

O Grupo fechou o primeiro semestre de 2024-25 com uma sólida posição de caixa de AED 43,7 bilhões (US$ 11,9 bilhões) em 30 de setembro de 2024, em comparação com AED 47,1 bilhões (US$ 12,8 bilhões) em 31 de março de 2024. O Grupo conseguiu aproveitar suas próprias reservas de caixa fortes para dar suporte às necessidades do negócio, incluindo pagamentos de novos pedidos de aeronaves de carga e outros pagamentos de dívidas. O Grupo também pagou AED 2 bilhões em dividendos ao seu proprietário, conforme declarado no final do ano fiscal de 2023-24.

Sua Alteza (HH) Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline and Group disse: “O Grupo superou seu desempenho recorde do ano passado para entregar um resultado fantástico para o primeiro semestre de 2024-25. Isso ilustra novamente o poder do nosso modelo de negócios comprovado trabalhando em combinação com a trajetória de crescimento de Dubai como uma cidade de escolha para viver, trabalhar, visitar, conectar-se e fazer negócios.

“A forte lucratividade do Grupo nos permite fazer os investimentos necessários para nosso sucesso contínuo. Estamos investindo bilhões de dólares para trazer novos produtos e serviços ao mercado para nossos clientes; implementar tecnologias avançadas e outros projetos de inovação para impulsionar o crescimento; e cuidar de nossos funcionários que trabalham duro todos os dias para garantir a segurança e a satisfação de nossos clientes.”

Sua Alteza Sheikh Ahmed acrescentou: “Esperamos que a demanda do cliente permaneça forte pelo resto de 2024-25, e estamos ansiosos para aumentar nossa capacidade de aumentar as receitas à medida que novas aeronaves se juntam à frota da Emirates e novas instalações entram em operação na dnata. A perspectiva é positiva, mas não pretendemos descansar sobre os louros. Permaneceremos ágeis na implantação de nossa capacidade e recursos em um mercado dinâmico.”

Para dar suporte ao aumento das operações e atividades comerciais, a base de funcionários do Emirates Group, em comparação a 31 de março de 2024, cresceu 3%, para uma contagem geral de 114.610 em 30 de setembro de 2024. Tanto a Emirates quanto a dnata têm campanhas de recrutamento contínuas para dar suporte às suas necessidades futuras.

Companhia aérea Emirates

A Emirates continuou a aprimorar sua rede e aumentar as opções de conectividade por meio de seu hub em Dubai.  Durante o primeiro semestre de 2024-25, a Emirates aumentou os voos regulares para 8 cidades: Amsterdã, Cebu, Clark, Luanda, Lyon, Madri, Manila e Cingapura.

Em maio, a Emirates reiniciou os serviços diários para Phnom Penh, no Camboja, via Cingapura. Em junho, lançou serviços diários para Bogotá, via Miami, expandindo a presença da companhia aérea na América do Sul para a Colômbia. Em setembro, a Emirates abriu uma nova rota para Madagascar, via Seychelles, levando sua rede de passageiros e cargas para 148 aeroportos em 80 países até 30 de setembro.

Expandindo as opções de conectividade para os clientes, durante os primeiros seis meses de 2024-25, a Emirates firmou novos acordos com 7 parceiros de codeshare, interline e intermodais: AirPeace, Avianca, BLADE, ITA Airways, Iceland Air, SNCF Railway e Viva Aerobus.

Entre 1º de abril e 30 de setembro, 8 aeronaves (3 A380s, 5 Boeing 777s) com interiores totalmente renovados saíram do programa de retrofit de US$ 4 bilhões da companhia aérea . Isso permitiu que a Emirates acelerasse a implantação de seus mais recentes produtos de cabine, incluindo seu mais recente Boeing 777 de 4 classes que apresenta um novo layout 1-2-1 de assentos totalmente reclináveis ​​com minibares pessoais na Classe Executiva e a popular Emirates Premium Economy.

O primeiro Emirates 777 reformado foi enviado para Genebra em agosto, seguido por Tóquio Haneda e Bruxelas. Para os próximos seis meses, conforme mais aeronaves são reformadas, a Emirates alinhou mais 10 rotas para seus 777s reformados: Riad, Zurique, Kuwait, Damman, Chicago, Boston, Dallas Fort Worth, Seattle, Newark-Atenas e Miami-Bogotá.

Até o final do ano, as mais recentes experiências de voo do A380 e do Boeing 777 da Emirates, incluindo a Premium Economy, estarão disponíveis para clientes em mais de 30 rotas.

Em terra, AED 44 milhões foram investidos para abrir novos Emirates Lounges exclusivos para clientes premium nos aeroportos de Londres Stansted e Jeddah, e reformar as instalações existentes no Paris Charles De Gaulle. Isso faz parte de um programa multimilionário em andamento para aprimorar sua rede de Emirates Lounges próprios. Em julho, a Emirates abriu uma nova loja de viagens conceito em Hong Kong, a primeira fora dos Emirados Árabes Unidos, e planeja lançar mais lojas experienciais em sua rede como parte de sua estratégia de varejo.

A Emirates continuou a progredir em suas iniciativas ambientais , elevando o combustível de aviação sustentável (SAF) onde disponível e viável. Durante os primeiros seis meses de 2024-25, a Emirates elevou o SAF pela primeira vez em Cingapura e Londres Heathrow.  

A Emirates se juntou à Aviation Initiative for Renewable Energy (aireg) na Alemanha; e se inscreveu como parceira da indústria do Aviation Impact Accelerator (AIA) na Universidade de Cambridge, contribuindo para a pesquisa e desenvolvimento de caminhos de redução de emissões. A parceria com a AIA também marcou o primeiro desembolso da Emirates de seu fundo de US$ 200 milhões, especificamente reservado para dar suporte à P&D para promover soluções de sustentabilidade para a aviação.

No primeiro semestre de 2024-25, a Emirates impulsionou os investimentos em sua visibilidade global de marca, assinando notavelmente um novo acordo de patrocínio significativo para ser a Parceira Aérea Oficial do The Championships – Wimbledon. A Emirates também estendeu suas parcerias de longa data com o International Cricket Council (ICC) por mais 8 anos, e com o clube de futebol SL Benfica de Portugal por mais 5 anos.

A capacidade geral durante os primeiros seis meses do ano aumentou em 5% para 29,9 bilhões de toneladas-quilômetros disponíveis (ATKM) devido à expansão das operações de voo. A capacidade medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASKM) aumentou em 4%, enquanto o tráfego de passageiros transportado medido em passageiros-quilômetros pagos (RPKM) aumentou em 2% com um fator médio de assentos de passageiros de 80,0%, em comparação com 81,5% durante o mesmo período do ano passado. A Emirates transportou 26,9 milhões de passageiros entre 1º de abril e 30 de setembro de 2024, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Emirates SkyCargo transportou 1.198.000 toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado, com contribuições de volume notáveis ​​do forte tráfego de comércio eletrônico chinês e um aumento nas remessas com destino a Dubai. 

A Emirates SkyCargo conseguiu atender à demanda com capacidade adicional de 1 novo cargueiro Boeing 777 entregue e 2 Boeing 747Fs adicionais em leasing com tripulação.  Durante os primeiros seis meses de 2024-25, a Emirates fez pedidos de 10 cargueiros Boeing 777 adicionais para dar suporte ao seu crescimento.

A forte demanda dos clientes pelos produtos especializados da Emirates SkyCargo e a excelente rede de operações de carga em cargueiros e porões fizeram com que os rendimentos da carga aumentassem em 11%.

O lucro da Emirates antes dos impostos para o primeiro semestre de 2024-25 atingiu um novo recorde de AED 9,7 bilhões (US$ 2,6 bilhões), em comparação com AED 9,5 bilhões (US$ 2,6 bilhões) para o mesmo período no ano passado. O lucro da Emirates após os impostos é de AED 8,7 bilhões (US$ 2,4 bilhões).

A receita da Emirates , incluindo outras receitas operacionais, de AED 62,2 bilhões (US$ 16,9 bilhões) aumentou 5% em comparação com AED 59,5 bilhões (US$ 16,2 bilhões) no mesmo período do ano passado. O novo recorde de receita da companhia aérea pode ser atribuído à demanda consistentemente forte por viagens e carga aérea em todos os mercados, e sua capacidade de oferecer aos clientes ótimo valor e serviços.

Os custos operacionais diretos da Emirates (incluindo combustível) cresceram 6% em linha com o aumento das operações. O combustível continua sendo o maior componente do custo operacional da companhia aérea (32%), em comparação com 34% no mesmo período do ano passado.

Impulsionado pela demanda dos clientes e pelo aumento das operações durante os seis meses, o EBITDA da Emirates de AED 19,1 bilhões (US$ 5,2 bilhões) permaneceu muito forte, embora tenha caído ligeiramente em 2% em comparação aos AED 19,5 bilhões (US$ 5,3 bilhões) do mesmo período do ano passado.

DNATA

A dnata teve um forte crescimento nos primeiros seis meses de 2024-25, à medida que continuou a aumentar as operações em seus negócios de carga e movimentação terrestre, catering e varejo e serviços de viagens.

No primeiro semestre de 2024-25, os serviços aeroportuários e as divisões de catering e varejo da dnata ganharam vários novos contratos significativos e aumentaram os clientes existentes em suas operações internacionais. Isso mostra a capacidade da dnata de atender aos diversos requisitos de seus clientes de companhias aéreas com altos padrões de segurança e produtos e serviços consistentemente de alta qualidade.

A dnata continuou a fazer investimentos estratégicos em seus negócios para responder às necessidades dos clientes e explorar as perspectivas de mercado. Os destaques no primeiro semestre de 2024-25 incluem: a expansão de sua presença nos EUA com o lançamento de operações de manuseio em solo no aeroporto internacional de Raleigh-Durham; a assinatura de acordos significativos para novos equipamentos de suporte em solo (GSE) estimados em um valor total de mais de US$ 210 milhões ao longo de sua vida útil; e o aumento planejado de 50% na capacidade de manuseio de carga em Zurique, Suíça, com capacidade adicional de depósito.

A dnata também avançou em sua agenda ambiental para reduzir emissões, com investimentos para a transição de toda a sua frota de veículos não elétricos e GSEs nos Emirados Árabes Unidos para biodiesel, e a adição de mais GSEs elétricos às suas operações no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos.

A receita da dnata , incluindo outras receitas operacionais, de AED 10,4 bilhões (US$ 2,8 bilhões) aumentou 11% em comparação aos AED 9,3 bilhões (US$ 2,5 bilhões) gerados no mesmo período do ano passado.

O lucro total antes dos impostos da dnata é de AED 720 milhões (US$ 196 milhões), uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente devido a uma despesa única por imparidade de AED 152 milhões. O lucro após os impostos da dnata é de AED 571 milhões (US$ 156 milhões).

Ilustrando sua lucratividade operacional, o EBITDA da dnata foi de AED 1,3 bilhão (US$ 354 milhões), um aumento de 16% em relação ao AED 1,1 bilhão (US$ 305 milhões) do ano passado.

As operações aeroportuárias da dnata continuam sendo as maiores contribuintes para a receita, com AED 4,8 bilhões (US$ 1,3 bilhão), um aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado, já que as operações de seus clientes de companhias aéreas continuaram a crescer, especialmente na Austrália, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.   Em suas operações, o número de giros de aeronaves manuseados pela dnata aumentou em 2%, para 391.365, e registrou 1,5 milhão de toneladas de carga manuseada , um aumento de 18% devido à demanda dinâmica por serviços de carga aérea globalmente.

As operações de varejo e catering de voo da dnata contribuíram com AED 3,7 bilhões (US$ 1,0 bilhão) para sua receita, um aumento de 8% com aumentos na produção de catering na Austrália e no Reino Unido para atender à demanda do cliente, bem como o crescimento de seu produto de varejo como parte da estratégia da divisão e o impacto positivo de contratos revisados ​​para refletir o aumento dos custos de fornecimento. O número total de refeições aumentadas diminuiu em 5% para 62,7 milhões de refeições em comparação com as 66,3 milhões de refeições do ano passado.

A divisão de viagens da dnata contribuiu com AED 1,8 bilhão (US$ 483 milhões) para a receita, um aumento de 23% em comparação com AED 1,4 bilhão (US$ 391 milhões) no mesmo período do ano passado, com fortes contribuições de seus negócios Imagine Cruising, Destination Asia e Middle East Corporate Travel. A divisão relatou um valor transacional total subjacente (TTV) de vendas de AED 4,5 bilhões (US$ 1,2 bilhão), em comparação com AED 4,1 bilhões (US$ 1,1 bilhão) no mesmo período do ano passado.

Via Emirates

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